Apple está a trabalhar num modelo diferente do iPhone. Mas não será para todos!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Os mais recentes rumores indicam que a Apple está a preparar um modelo para iPhone com um preço mais competitvo. E não, não estamos a falar do modelo XR. Aparentemente a fabricante está a ponderar fabricar um iPhone sem algumas características com um valor mais baixo para competir no mercado asiático.

A Apple tem vindo a perder mercado na Ásia. O crescimento da Huawei, OPPO, Vivo e Xiaomi estão a derrobar a íconica marca da maçã trincada. Dessa forma, a empresa de Tim Cook parece ter a solução.

Um iPhone com menos características e preço mais ajustado

Segundo as informações, este iPhone deixará de contar com o Face ID, módulo de reconhecimento facial, para integrar um sensor biométrico. O Face ID é uma das funcionalidades mais caras do iPhone e certamente por isso não a vemos a ser implementada noutros equipamentos concorrentes.

Atenção que o Face ID faz reconhecimento 3D. Os outros terminais fazem um reconhecimento facial 2D e são mais facilmente enganados por uma simples fotografia. O módulo 3D do reconhecimento facial da Apple é mais seguro, contudo, mais caro.

Já não é a primeira vez que a Apple faz equipamentos destinados à China

O iPhone XS foi o primeiro equipamento da Apple que tem uma versão destinada ao mercado asiático. Enquanto que no resto do mundo o Dual-SIM funciona com um "SIM físico" e um "e-SIM", na China temos uma entrada para dois cartões físicos. Ou seja, esta foi a primeira suspeita que a Apple realmente quer voltar a ser relevante no maior mercado do mundo.

O crescimento da Huawei é muito graças à China e a Apple tem de responder

A Huawei é agora a segunda maior fabricante do mundo. Isto é, ultrapassou a Apple nas vendas. Isto tudo sem sequer atacar o mercado norte-americano. Ou seja, os mercados onde a Huawei vive seriamente o seu crescimento é na Europa e China.

A diferença entre eles é que a Europa tem 741 milhões e habitantes e a China tem 1.3 mil milhões. Em contra partida os Estados Unidos da América tem apenas 341 milhões de habitantes.

Ainda não sabemos até que ponto é que tal informação se pode tornar real, porém, não nos parece que se este terminal existir não chegará em setembro com os outros iPhones. Os rumores tem falado "apenas" de novos modelos e sse tal modelo fosse oficial daqui a uns meses a esta hora tínhamos mais informações concretas.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple poderá enfrentar problemas na produção dos iPhone XI
  • Design dos próximos iPhones é confirmado com estas imagens
  • Apple responde ao banimento da Huawei com aumento de produção dos iPhones
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.