Apple equacionou tecnologia muito desejada para o renovado iMac

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Face ID, tecnologia de reconhecimento facial da Apple, foi um dos principais pedidos dos utilizadores para o renovado iMac. Infelizmente, isso não se confirmou com o lançamento do referido produto, mas sabe-se agora que a empresa trabalhou para isso.

Essa informação consta da mais recente newsletter Power On assinada pelo analista Mark Gurman. Ele revela que a Apple estudou a inclusão do Face ID no novo iMac de 24 polegadas, mas que acabou para a abandonar.

Face ID no iMac de 24 polegadas esteve nos planos da Apple

A informação agora prestada por Mark Gurman confirma o fundamento dos vários rumores que apontaram a inclusão da tecnologia Face ID no iMac com M1. Estes fundamentaram-se em linhas de código presentes no macOS Big Sur.

Por motivos que ficam por esclarecer, a Apple desistiu da ideia antes de apresentar o tão desejado iMac com novo design. Mas saber que a empresa estudou essa possibilidade reconforta aqueles que ainda acreditam na inclusão desta tecnologia num produto da mesma família.

Aliás, Mark Gurman refere que o iMac é um dos principais candidatos a receber a tecnologia de reconhecimento facial Face ID. A razão para tal é a espessura do ecrã, capaz de suportar todos os sensores necessários ao seu bom funcionamento.

Outro forte candidato será um monitor externo da Apple, possivelmente referindo-se a um eventual sucessor do Pro Display XDR. Teoria avançada pelo analista baseando-se no mesmo argumento do modelo anterior.

Face ID nos MacBook Pro ainda vai demorar

Já para quem deseja ver o Face ID migrar para a linha MacBook Pro terá de esperar um pouco mais pela sua concretização. O motivo é novamente a espessura do painel destes produtos.

Aqui a Apple desenvolve ecrãs mais elegantes e, aparentemente, sem espaço suficiente para albergar os sensores inerentes do Face ID. Mark Gurman refere que tal ainda não será possível concretizar.

O analista não afasta totalmente essa hipótese, dizendo que a Apple ainda não está em condições de o realizar. Futuramente, com o desenvolvimento de novos sensores para o Face ID é possível que a tecnologia venha a integrar também a linha de portáteis da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: novo MacBook Pro trará novo processador, mas sem ProMotion
  • Apple AirPods Max 2 podem chegar sem uma das melhores características
  • Apple iPhone SE 3: o que esperar do próximo iPhone barato em 2022
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.