Apple em choque. Justiça dos EUA entra com processo judicial contra a empresa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

De forma bastante inesperada, o departamento de justiça norte-americana entrou com um processo judicial contra a Apple.

Na base da acusação está o ecossistema da marca que é agora acusado de promover o monopólio e estar contra as leis de concorrência.

Justiça norte-americana quer terminar com táticas de limitação da Apple

imagem alusiva à justiça
O processo contra a Apple inclui o apoio de 16 estados federais dos EUA Imagem gerada por IA Microsoft Designer

O departamento de justiça norte-americano, apoiado por 16 estados federais do país, acaba de dar entrada de um processo judicial contra a Apple. A ação tem como base o ecossistema da empresa de Tim e pretende acabar com as táticas de limitação de concorrência, alegadamente promovidas pela Apple.

Em causa está o facto de a marca restringir a comunicação entre iPhones e terminais Android e impedir a compatibilidade do icónico smartphone e carteira digital com produtos de terceiros.

Diz a acusação que a Apple “mantém os utilizadores presos ao universo do iPhone, inflacionando os preços para os consumidores e programadores”.

Desde há muito tempo que os programadores criticam duramente a Apple pelo seu controlo apertado da App Store e taxas cobradas. Recorde-se também que um relatório de 2020 do congresso norte-americano concluiu que a Apple detém o monopólio na distribuição de aplicações para iOS.

O departamento de justiça dos EUA junta-se assim às autoridades europeias que já tomaram medidas legislativas para regulamentar as conhecidas Big Tech – grandes empresas de tecnologia –, entre as quais está a Apple, assim como a Google e Meta.

Perante este cenário nos EUA e também no espaço europeu, no futuro a empresa de Tim Cook poderá ter de enfrentar as autoridades judiciais, em várias batalhas distintas.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt