Apple: eis as primeiras novidades do iOS 15 para os iPhone e iPad

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Já sabemos que a Apple irá apresentar o iOS 15 e iPadOS 15 no dia 7 de junho, por ocasião do evento WWDC. Será um evento inteiramente dedicado ao software da empresa americana e já temos algumas indicações do que esperar do mesmo.

O conceituado jornalista Mark Gurman, bastante ligado aos desígnios da Apple, vem dar a conhecer aquilo em que a empresa já se encontra a trabalhar. Conforme as suas indicações, estão a ser preparadas novidades para o sistema de notificações do iPhone e o iPad terá direito a um novo ecrã principal.

iPhone trará um novo sistema de notificações com o iOS 15

Ao que é indicado, o iOS 15 será uma das maiores remodelações de sempre para os smartphones da Apple. Está a ser preparada uma nova forma de organizar as notificações e até o ecrã de bloqueio do equipamento será alvo de remodelação.

Relativamente às notificações, o iOS 15 irá finalmente dar aos utilizadores mais poderes de personalização na forma como as notificações serão mostradas. Será possível catalogá-las para que estas ajam em conformidade com esses parâmetros.

Existirão três categorias com especial incidência na forma como serás notificado das novidades. Essas categorias serão: a conduzir, a trabalhar ou a dormir. Dependendo da opção, as notificações poderão emitir um alerta sonoro ou manter-se em silêncio.

As respostas automáticas também são parte dos planos da Apple para o iOS 15. Sabe-se apenas que estas agirão também em conformidade com a categoria selecionada.

iPad terá grandes novidades no ecrã principal

No que concerne ao iPadOS 15, a Apple estará a preparar a maior remodelação no ecrã principal desde o lançamento do primeiro iPad. E ao que é referido, os widgets serão uma característica ainda mais distintiva nestes produtos.

Os utilizadores poderão colocar estes atalhos mais detalhados em qualquer parte do ecrã principal do seu iPad. Aliás, será possível ocupar uma "grelha" com apenas um widget.

iMessage cada vez mais próximo do WhatsApp

A aplicação de troca de mensagens da Apple será alvo de novidades com a nova iteração do iOS. Estas agirão "com o objetivo final de atuar mais como uma rede social e competir melhor com o WhatsApp do Facebook Inc.".

Ficamos apenas a saber que a Apple deseja ombrear ainda mais a sua app de troca de mensagens com a popular WhatsApp. Em que termos a tecnológica americana planeia alcançar esse objetivo ainda não o sabemos.

Reforço da privacidade dos utilizadores

O iOS 14.5, prestes a ser lançado para os utilizadores, é o primeiro grande passo da Apple no reforço da privacidade dos seus utilizadores. Porém, a marca considera que ainda há mais para fazer neste departamento.

Assim sendo, o iOS 15 trará um reforço das medidas de prevenção da nossa privacidade. Aqui os utilizadores serão informados sempre que uma aplicação estiver a recolher os seus dados em segundo plano, sem muito alarido.

Com a nova versão do sistema operativo, os utilizadores serão informados sempre que uma aplicação tente contornar as regras de privacidade impostas pelo próprio. Ou seja, a Apple será ainda mais rigorosa com aquelas apps que tentam, a todo o custo, recolher discretamente informações dos utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple acusada de concorrência desleal com as novas AirTags
  • MacBook Pro: confirmadas alterações muito pedidas pelos utilizadores
  • iPhone 12 tem nova cor oficialmente anunciada pela Apple
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.