Apple e Samsung vão ser rivais em mais uma área

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung está a preparar-se para lançar o seu processador topo de gama Exynos 2200. Por sua vez, a Apple está a trabalhar nos sucessores dos seus chips Silicon.

Ambas as empresas vão recorrer ao processo de fabrico 4 nm e vão enfrentar-se em mais uma área, a dos processadores. Quem sairá vencedora?

Apple vai atualizar linha Silicon a cada 18 meses

A Apple está a trabalhar nos sucessores dos seus três chips Silicon que, mantendo a lógica de sucessão, vão ser designados por M2, M2 Pro e M2 Max. Agora fontes da cadeia de fornecimento avançam que a empresa de Cupertino pretende atualizar a linha Silicon a cada 18 meses.

As mesmas fontes afirmam que o processador M2 será lançado no segundo semestre de 2022 e que logo no primeiro semestre de 2023 virá o seu sucessor. Por outro lado, é agora também avançado que os chips M2 Pro e M2 Max vão integrar núcleos gráficos diferentes.

Surgem também notícias de que a Apple vai recorrer ao processo 4 nm e à empresa Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) para fabricar todos os chips da série M2 e que estes vão estar presentes em seis equipamentos Apple.

Nesse sentido, o processador M2 vai marcar presença nos próximos MacBook, iMac e também Mac Mini. Já os chips M2 Pro e M2 Max vão ser integrados em futuras versões do MacBook Pro e do Mac Pro.

Samsung vai revelar o processador Exynos 2200 antes da série Galaxy S22

Ao que tudo indica, a Samsung vai lançar o seu próximo processador Exynos 2200 antes de revelar a série de smartphones Galaxy S22, ou seja, em janeiro ou fevereiro, uma vez que a empresa sul-coreana terá sido obrigada a adiar a apresentação da sua linha de flagships para março, devido a problemas na cadeia de fornecimento.

A própria Samsung confirmou que vai lançar a sua plataforma Exynos 2200 "no início do próximo ano" e que esta virá na forma de "um pequeno presente para os fãs de jogos".

Na sua conta de Twitter, a gigante sul-coreana publicou um vídeo para todos os utilizadores que estiveram com a empresa durante a pandemia e que apela à solidariedade e união. Mas uma das coisas que mais chama a tenção é o facto de aparecer um póster onde se pode ver o número 2200, o que pode ser uma dica para o próximo chip da marca.

Exynos 2200 da Samsung pode trazer recursos para jogos que são exclusivos de consolas

De acordo com informações avançadas, no fabrico do Exynos 2200 a Samsung vai recorrer ao processo de 4 nm, sendo que o chip irá integrar uma GPU Radeon Mobile baseada em RDNA, desenvolvida em parceria com a AMD. Prevê-se que esta GPU tenha suporte para jogos HDR, rastreamento de raios e sobreamento de taxa variável. Saliente-se que estes recursos, atualmente, apenas estão disponíveis em consolas e PC.

De resto, espera-se que o Exynos 2200 esteja equipado com um núcleo de CPU ARM Cortex-X2, três núcleos de CPU ARM Cortex-A710 e quatro núcleos de CPU ARM Cortex-A510. Devemos contar ainda que o Exynos 2200 chegue com comunicações 5G totalmente integradas, Wi-Fi 6E, GPS de dupla frequência, Bluetooth 5.2, NFC e suporte para banda ultralarga.

Pelo que conseguimos constatar, tanto a Apple como a Samsung vão recorrer ao processo de fabrico 4 nm nos seus próximos processadores, o que significa que as empresas podem vir a defrontar-se em mais uma arena tecnológica. Mas teremos que esperar pelo próximo ano para perceber quem sairá com o título de vencedor na "guerra" de processadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung obrigada a adiar o lançamento deste smartphone de topo
  • Apple prepara um último Mac ainda com processador da Intel
  • Apple é líder global de smartphones 5G ultrapassando Xiaomi e Samsung
Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt