Apple e Samsung com lojas fechadas nos Estados Unidos e Canadá. Quais as consequências? (opinião)

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Conforme indicado, a Samsung fechou hoje as suas lojas nos Estados Unidos e Canadá. Há uns dias, a Apple anunciou a mesma medida. Esta situação foi causada obviamente pela pandemia de Coronavírus que está a assolar o planeta, onde a América do Norte não escapa.

Desta forma, estamos a falar das duas maiores marcas de telemóveis nos Estados Unidos a fecharem as suas lojas por completo. Não há dúvida de que a economia americana será afetada de forma negativa pela situação. O país todo, à semelhança de Portugal, está a reagir ao Coronavírus entrando em estado de quarentena.

Coronavírus vai prejudicar as receitas da Apple e Samsung

As fabricantes de telemóveis contabilizam as suas receitas de forma trimestral, nos chamados quarters. Embora os primeiros meses do ano parecessem estar a ser promissores, os próximos trimestres serão afetados pela pandemia.

Em primeiro lugar, com as lojas fechadas, haverá definitivamente menos vendas. Por mais que a Samsung e Apple queiram apostar no mercado online, a maioria das suas vendas nos Estados Unidos é proveniente de canais físicas, neste caso as lojas.

É importante salientar que as marcas continuam a estar presentes em retalhistas de tecnologia. No entanto, alguns retalhistas podem fechar ou reduzir as horas como medida de contenção, afetando na mesma as vendas.

Como está a situação da Apple e Samsung em Portugal?

Até agora, a Samsung Portugal não se pronunciou sobre a situação, portanto partimos do princípio que as suas lojas irão manter-se abertas. No entanto, retalhistas como FNAC e Worten estão a reduzir os seus horários, em resposta ao Coronavírus, sendo que seria expectável da Samsung fazer o mesmo.

Em relação à Apple, a empresa para já tem algumas das suas revendoras (iStore e GMS) fechadas mas ainda não emitiram nenhuma comunicação oficial sobre as medidas.

Editores 4gnews recomendam:

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.