Conforme indicado, a Samsung fechou hoje as suas lojas nos Estados Unidos e Canadá. Há uns dias, a Apple anunciou a mesma medida. Esta situação foi causada obviamente pela pandemia de Coronavírus que está a assolar o planeta, onde a América do Norte não escapa.
Desta forma, estamos a falar das duas maiores marcas de telemóveis nos Estados Unidos a fecharem as suas lojas por completo. Não há dúvida de que a economia americana será afetada de forma negativa pela situação. O país todo, à semelhança de Portugal, está a reagir ao Coronavírus entrando em estado de quarentena.
Coronavírus vai prejudicar as receitas da Apple e Samsung
As fabricantes de telemóveis contabilizam as suas receitas de forma trimestral, nos chamados quarters. Embora os primeiros meses do ano parecessem estar a ser promissores, os próximos trimestres serão afetados pela pandemia.
Em primeiro lugar, com as lojas fechadas, haverá definitivamente menos vendas. Por mais que a Samsung e Apple queiram apostar no mercado online, a maioria das suas vendas nos Estados Unidos é proveniente de canais físicas, neste caso as lojas.
É importante salientar que as marcas continuam a estar presentes em retalhistas de tecnologia. No entanto, alguns retalhistas podem fechar ou reduzir as horas como medida de contenção, afetando na mesma as vendas.
Como está a situação da Apple e Samsung em Portugal?
Até agora, a Samsung Portugal não se pronunciou sobre a situação, portanto partimos do princípio que as suas lojas irão manter-se abertas. No entanto, retalhistas como FNAC e Worten estão a reduzir os seus horários, em resposta ao Coronavírus, sendo que seria expectável da Samsung fazer o mesmo.
Em relação à Apple, a empresa para já tem algumas das suas revendoras (iStore e GMS) fechadas mas ainda não emitiram nenhuma comunicação oficial sobre as medidas.
Editores 4gnews recomendam: