ios-9-iphone4sGeralmente, quando uma marca garante atualizações de software para os seus artigos mais antigos, isso é muito positivo. Mas não no caso do Apple iPhone 4S e da atualização para iOS 9. Em boa verdade, o iOS 9 foi o carrasco deste iPhone 4s, tornando-o extremamente lento e causando inúmeras frustrações aos seus utilizadores que se viram de certa forma forçados a comprar um novo modelo.

Garantir uma atualização de sistema para um dispositivo com mais de 4 anos é uma espada de dois gumes. Se, por um lado, estamos a cuidar dos nossos clientes mais antigos, por outro lado, tendo em conta o aumento de funcionalidades e  a necessidade de recurso que lhe está adstrita, podemos estar a fazer mais mal do que bem. Foi precisamente isto que aconteceu  iPhone 4S quando recebeu a atualização para o iOS 9.

Tendo em conta que o iPhone 4S foi lançado em 2011 e no seu interior tem um processador Apple A5, um dual-core, Cortex-A9 a 1Ghz e 512MB de memória RAM, mesmo com um iOS 9 e sucessivos patches despidos de grande parte das animações e concebidos especialmente para iDevices mais antigos, a sua performance tornou-se deplorável. A tal ponto que a Apple foi hoje processada por ter tornado completamente obsoleto este smartphone, o que levou muitos consumidores a terem de adquirir modelos mais recentes.iOS 9.2 iPhone 4gn

   

A queda na performance que se seguiu à atualização para iOS 9 foi tamanha que levou a que Chaim Lerman propusesse uma ação contra a Apple em coligação com mais de uma centena de outros sujeitos, ação esta que foi entregue no tribunal de Nova Iorque e com o fundamento principal na referida queda acentuada no desempenho do iPhone 4S, facto que deu azo à necessidade dos seus utilizadores desembolsarem centenas de dólares num modelo novo.

A “lista de reclamações” não se fica por aqui, sendo citadas em processo várias campanhas publicitárias da Apple que prometiam um sistema operativo muito mais rápido, fluido e cuja performance era francamente superior. Tudo isto foi invocado “in iure” como sendo publicidade enganosa e uma manobra propositada para tornar obsoletos os modelos mais antigos.

Esta ação tem em vista uma compensação de 5 milhões de dólares e uma ordem judiciária que obrigará a Apple a corrigir as suas campanhas publicitárias, isto é, caso a acção seja procedente. Por último, face a isto a Apple ainda não se pronunciou publicamente.

Talvez queiras ver:

😉

Viamacrumors
FonteComplaint

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).