Apple é a empresa mais imitada em ataques de "phishing"! Entende

António Guimarães
António Guimarães
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A empresa de ciber-segurança Checkpoint Security publicou um relatório interessante. Trata-se das empresas que os criminosos utilizam mais em ataques de phishing. Este tipo de ataque informático envolve muitas vezes uma página falsa, fazendo o utilizador acreditar que está a aceder ao site legítimo de uma empresa.

De seguida, os dados introduzidos pelo utilizador são recolhidos pelos criminosos. De acordo com a Checkpoint Security, a empresa mais utilizada é a Apple. Os números correspondem ao primeiro trimestre do ano de 2020.

A empresa de ciber-segurança informa também que as alturas mais críticas são quando a Apple lança novos produtos. Devido a um interesse maior por parte dos consumidores, a criação de páginas a simular o site da Apple ou revendedores aumenta bastante, dando azo aos perigosos ataques.

A Checkpoint Security informa ainda que a maioria dos ataques ocorrem em computadores, com 59% dos casos descobertos. Em relação aos telemóveis, esses contém 23% das ocorrências. Esse número tem aumentado devido às medidas de quarentena por causa do surto de COVID-19.

Netflix e WhatsApp são as segundas mais utilizadas

Um critério de pesquisa bastante utilizado é "como ter Netflix grátis". Infelizmente, os criminosos tomam partido dessa procura, criando páginas falsas onde os dados do utilizar ingénuo são recolhidos. De seguida temos o WhatsApp, a plataforma de comunicação mais utilizada no mundo ocidental.

Não é invulgar aparecerem mensagens fraudulentas no WhatsApp, reencaminhadas por vários utilizadores. Normalmente, as mensagens possuem teor informativo ou sensacionalista, como no caso do COVID-19. As mensagens costumam conter links que eventualmente levam o utilizador a páginas fraudulentas.

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António Guimarães
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Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.