O mais recente relatório levado a cabo pelos analistas de mercado da Counterpoint Research, mostra que a Apple mantém o domínio no segmento premium de smartphones. No primeiro semestre de 2019 a empresa conseguiu uma quota de mercado de 47%.
Esta fonte leva em conta todos os modelos com um preço superior a 400 dólares. Face ao período homólogo de 2018, a Apple perdeu 20% em vendas. Mesmo assim, a empresa da maçã mantém uma vantagem de 22% sobre a segunda classificada neste segmento – a Samsung.
Samsung em segundo. OnePlus a par da Google
- Apple – 47%
- Samsung – 25%
- Huawei – 16%
- OnePlus – 2%
- Google – 2%
- Outras marcas – 8%
Os dados da Counterpoint trazem algumas informações importantes. Neste período, o mercado decresceu 8% no geral. No caso da Apple o valor da descida cifra-se nos 20%. A maior razão apontada para tal acontecer é pelo facto de os utilizadores trocarem de iPhone, em média, a cada 3 anos. No passado faziam-no de 2 em 2 anos.
Mercado norte-americano representa 30% dos números globais
Os mercados com maior volume de vendas continuam a ser o norte-americano (30%) e o chinês (26%). Acaba por ser bastante interessante como uma marca como a OnePlus se apresenta com uma quota de mercado bastante semelhante à da Google.
Estes são dados relativos ao primeiro semestre de 2019, e refletem um mercado premium em queda. Os números apresentados pela Huawei são significativos, e deve ter-se em conta que são prévios às mais recentes polémicas entre a empresa chinesa e o banimento nos Estados Unidos.
O segmento premium é onde as marcas vão buscar maior lucro, e dentro dos topos de gama, os iPhones ainda ocupam um lugar de destaque. Os Galaxy S10 são, no entanto, considerados pela Counterpoint como superiores na qualidade-preço face aos modelos da Apple.
Editores 4gnews recomendam:
- Estudo diz que 4 em 10 das Apps que tens no teu smartphone colocam-te em risco!
- 8 leaks que definem o novo iPhone 11 (XI) em 2019
- 5 funções do iOS 13 que não foram mencionadas no evento da Apple