Apple domina o mercado dos wearables com a Xiaomi logo a seguir

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

No início de 2017 a Apple perdeu a liderança do mercado dos smartphones para a sua arqui-rival Samsung. Estas duas empresas têm, ao longo dos últimos anos, estado numa luta constante pelo domínio do mercado. Ora uma passa para o topo, ora a outra destrona a sua principal rival.

Mas este é o paradigma do mercado dos smartphones. Quando olhamos para o mercado dos wearables, as coisas são bem diferentes. Neste momento quem se encontra no primeiro lugar do top mundial é a Apple, estando a Samsung bem distante.

Vê também: Galaxy S7 é o smartphone da Samsung mais utilizado em todo o mundo

Os dados que serviram de base para a realização deste estudo não se limitam apenas aos smartwatches. Neste caso, são contempladas as vendas de todo o tipo de tecnologia wearable no primeiro trimestre deste ano, seja um smartwatch, uma smartband ou outro tipo de tecnologia semelhante. Isto faz com que marcas como a Fitbit estejam no top 3 deste setor de mercado.

Aliás, a Fitbit foi quem mais perdeu face aos dados respeitantes ao mesmo período do ano passado. Por essa altura, era a Fitbit quem liderava o mercado com 4.5 milhões de dispositivos vendidos. Neste momento, esta empresa encontra-se no terceiro posto, com uma quota de mercado de 13.2%.

A Apple é seguida bem de perto pela Xiaomi neste mercado

Em segundo lugar encontra-se a Xiaomi, com 3.5 milhões de dispositivos expedidos para as mãos dos consumidores. A quota que empresa chinesa tem neste momento neste mercado é de 15.5% e pode ser facilmente explicada pela venda das suas Mi Band. Estes são gadgets bem em conta e que têm cativado a atenção de muitos fãs deste tipo de tecnologia.

Finalmente, em primeiro lugar, temos a americana e toda poderosa Apple. Apenas com a comercialização dos seus Apple Watch, a empresa conseguiu ascender ao primeiro posto da tabela.

A empresa liderada por Tim Cook foi capaz de arrecadar um crescimento de 59% face ao mesmo período do ano passado. Arriscaria a dizer que o novo Apple Watch Series 2 será o principal culpado por este crescimento, mostrando que os utilizadores Apple são bastante fieis ao seu ecossistema.

Por fim, importa ainda fazer referência a todas as outras marcas que competem neste mercado, nas quais se inclui a Samsung. Estas foram capazes de vender, em conjunto, 12.2 milhões de dispositivos nos primeiros três meses de 2017.

Os principais impulsionadores destes números foram o mercado Americano, Europeu e Asiático. Todas estes informações foram disponibilizadas Strategy Analytics, uma empresa bem conceituada em estudos de mercado.

Outros assuntos relevantes:

Este é o valor do iPhone 7 em vários países do mundo

Samsung Galaxy S8 Active confirmado pela Netflix

Aproveita Xiaomi Mi 6 em FlashSale por 442€ (Stock Limitado)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.