Apple divulgou a data de lançamento do macOS Monterey para todos os Mac

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A acompanhar o anúncio dos novos MacBook Pro, a Apple revelou quando é que a mais recente versão do seu sistema operativo para Mac será lançada. Com efeito, será no dia 25 de outubro que o macOS Monterey chegará aos utilizadores.

Na semana em que a Apple começa a enviar os novos MacBook Pro, temos a disponibilização do novo macOS. Uma forma de dar aos utilizadores de produtos Mac mais antigos uma sensação de novidade.

macOS Monterey chega na próxima semana a todos os modelos compatíveis

Apresentado oficialmente em junho passado, o macOS Monterey está finalmente prestes a chegar aos utilizadores Mac. Todo o processo de teste serviu para que a Apple consiga disponibilizar um software estável e que cumpra com tudo o que prometera.

Com o macOS Monterey, a Apple aprimorará o sentido de uniformização que o seu ecossistema oferece. Teremos uma maior integração entre todos os seus produtos, em muito devido à transição para a mesma plataforma.

Um dos destaques do novo macOS é a implementação do modos Focus, lançados no iOS 15. Tal como sucede com o iPhone e iPad, também no Mac terás ao dispor um conjunto de perfis que permitirão adaptar as notificações e outros alertas nos teus dispositivos.

A ideologia será precisamente a mesma que encontras nos dispositivos móveis da Apple. Aliás, qualquer perfil definido em algum dos teus equipamentos Apple será replicado nos demais.

Chega também com o macOS Monterey a implementação do Controlo Universal, ideal para quem tem um Mac e um iPad. Será possível usar o teclado do Mac para escrever no iPad ou arrastar e largar ficheiros diretamente entre estes dispositivos. No entanto, só estará realmente disponível no "final do outono".

Ao FaceTime chega o SharePlay que transforma esta plataforma de comunicação ainda mais sociável. Poderás ouvir música ou ver filmes em conjunto com os teus contactos, usar o modo retrato na câmara, Spacial Audio e até convidar utilizadores de outras plataformas como o Windows.

Mais controversas são as mudanças programadas para o Safari, o browser da Apple. Com a alteração nos seus separadores, rapidamente insurgiram-se vozes contra as ideias da empresa. Todavia, ela informa que nada está fechado e é possível que as coisas se alterem.

Modelos compatíveis com o macOS Monterey

  • MacBook, início de 2016 e posterior
  • MacBook Air, início de 2015 e posterior
  • MacBook Pro, início de 2015 e posterior
  • Mac Pro, finais de 2013 e posterior
  • Mac Mini, finais de 2014 e posterior
  • iMac, finais de 2015 e posterior
  • iMac Pro, 2017 e posterior

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: chegaram os novos MacBook Pro com processadores M1 Pro e Max e ecrã Mini-LED
  • Apple cristaliza a transição para chips próprios com os M1 Pro e M1 Max
  • Apple AirPods 3 finalmente oficiais. Novo design acompanhado pelo Spacial Audio
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.