Apple divulga números impressionantes de adoção do iOS 16 antes de revelar o IOS 17

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Como já sabemos, a edição deste ano da WWDC arranca no dia 5 de junho, ocasião em que ficaremos a conhecer as novidades do software da Apple, nomeadamente o iOS 17. Mas a dias desse acontecimento, a empresa divulgou os números de adoção do iOS 16.

Com efeito, os valores divulgados pela Apple mostram que o iOS 16 marca presença em 81% de todos os iPhone´s ativos. Números impressionantes, sobretudo se os compararmos com o seu maior rival, o Android.

iOS 16 presente em 81% dos iPhone ativos mundialmente

Chegado ao mercado em setembro de 2022, o iOS 16 é há muito a versão do sistema operativo para o iPhone mais popular junto dos utilizadores. Agora, prestes a conhecermos oficialmente o seu sucessor, temos dados mais atualizados sobre a sua adoção.

iOS 16

Os dados apresentados pela Apple mostram uma quota de mercado de 81% para o iOS 16. 13% ainda correm o iOS 15 no seu iPhone, ao passo que ainda existem 6% a correr uma versão mais antiga deste sistema operativo.

Já se o universo em análise forem os iPhone´s lançados nos últimos quatro anos, então o iOS 16 marca presença em 90% desses equipamentos. Neste enquadramento, 8% correm o iOS 15 e 2% uma versão mais antiga.

Apesar de impressionantes, estes números são inferiores aos registados pelo iOS 15 no mesmo período. Em 2022, por esta ocasião, o iOS 15 já havia conquistado a preferência de quase 90% dos modelos ativos.

As estatísticas divulgadas pela Apple atentam ainda ao mercado iPadOS e à sua popularidade junto dos utilizadores. Com efeito, o iPadOS 16 marca presença em 71% dos tablets ativos mundialmente. 20% correm o iPadOS 15, ao passo que 9% permanecem numa versão anterior.

Como já mencionado, faltam poucos dias para a apresentação do iOS 17 e do iPadOS 17. Será na próxima segunda-feira, ao final da tarde, que a Apple fará a sua apresentação pública no âmbito da WWDC 2023, com a apresentação de todas as novidades do seu software.

Este evento promete ficar ainda marcado pela apresentação do tão aguardado dispositivo de Realidade Aumentada / Virtual da Apple. Fala-se ainda na apresentação de novos modelos Mac. Com efeito, não faltam razões para ficarmos atentos à apresentação da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.