Apple disponibiliza novo update para macOS Big Sur 11.2.1

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple disponibilizou hoje uma atualização de correção de erros e melhorias de segurança para o macOS Big Sur 11.2.1 para o público geral. De igual modo, fez chegar atualizações incrementais para o macOS Catalina 10.15.7, bem como para o Mojave 10.14.6.

O novo update vem também corrigir os problemas de carregamento detetados no MacBook Pro, além de trazer várias correções de segurança para o sistema, a mais notável das quais sendo a correção do bug Sudo, detetado na semana passada.

Apple corrige grave falha de segurança com update para o macOS

Tal como demos a conhecer em momento oportuno, o bug Sudo permitia que qualquer utilizador dedicado conseguisse ter acesso de raiz (root) a um Mac. Ainda que para tal o hacker tivesse que combinar um ataque de força-bruta e um malware para obter este acesso, tal janela de oportunidade existia e motivou a Apple a agir rapidamente para colmatar esta falha de segurança.

A vulnerabilidade detetada pela equipa de investigadores da Qualys foi apelidada de CVE-2021-3156 (aka Baron Samedit) e visava o Sudo, aplicação através da qual os administradores de sistema podem delegar acesso de raiz a outros utilizadores.

Os detalhes da atualização são dados a conhecer pela Apple na página de apoio. Às três versões do sistema operativo, do Big Sur ao Catalina, chega assim a importante correção de segurança para esta falha no Sudo, vindo reforçar a segurança do utilizador.

A mais recente atualização de sistema está em distribuição a todos os computadores Apple eleitos. Recomendamos que garantam o espaço livre indicado pela marca como necessário para a atualização, no sentido de esta ser corretamente instalada.

Não há risco de perda de dados, ou outra preocupação de maior. É uma atualização altamente recomendada uma vez que corrige um erro de sistema que podia expor os utilizadores.

Em caso de dúvida, consultem os cuidados adicionais a ter antes de atualizar, com dicas de cuidado e manutenção.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple lança macOS Big Sur 11.2 corrigindo a falha no Bluetooth nos Mac com chip M1
  • E3 2021: maior evento de videojogos vai realizar-se em formato digital
  • BMW poderá ser parceira da Apple para o desenvolvimento do seu carro
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.