Apple deve lançar o primeiro iPad com ecrã OLED já no próximo ano

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Em abril passado, a Apple mudou a tecnologia do ecrã do novo iPad Pro de 12,9" polegadas para o mini-LED. Esta tecnologia visa imitar as vantagens de um ecrã OLED, mas com um preço bastante mais acessível.

O verdadeiro iPad com ecrã OLED está mais próximo do que se imaginava. De acordo com um novo relatório da Digitimes, será já em 2022 que a Apple apresentará o seu primeiro tablet com esse maravilhoso ecrã.

Um ecrã ainda melhor e mais eficiente

A fonte aponta que serão os modelos de menor dimensão os primeiros a ostentar esta tecnologia no seu ecrã. Contudo, este pormenor deixa-nos um pouco reticentes, pois o modelo mais provável seria a próxima geração do iPad Pro.

Tal como vimos este ano com a tecnologia mini-LED, e tendo em conta a habitual estratégia da Apple, fará mais sentido que a marca incorpore esta tecnologia no seu modelo mais premium. Seria um novo fator a contribuir para que o utilizador faça a atualização para o novo modelo.

Com a tecnologia OLED, a Apple daria um passo significativo na qualidade dos seus tablets. Um ecrã OLED ilumina os pixels individualmente, o que significa um contraste mais aprimorado e uma autonomia ainda melhor, visto que este acende apenas os pixels necessários para o momento.

Samsung e LG ajudarão a Apple na transição para o OLED

Praticamente certo é o facto de a Apple socorrer-se das tecnológicas sul-coreanas para fornecer este componente. Tal como aponta o relatório, o fabrico destes painéis OLED será do encargo da Samsung Display e da LG Display.

Note-se que serão também estas as empresas encarregues da produção e desenvolvimento dos ecrãs LTPO dos iPhone 13 Pro e Pro Max. Portanto, faz todo o sentido que sejam também elas a desenvolver o mesmo componente para os futuros iPad´s com ecrã OLED.

Contudo, produzir o ecrã de um smartphone não é o mesmo que produzir o semelhante para um tablet. O último é bastante maior, o que significa que não podem ser utilizadas as mesmas linhas de produção.

Para cumprir com as encomendas da Apple, é possível que as empresas sul-coreana tenham de criar novas linhas de produção capazes de produzir em grande escala. Nesse sentido, não será de espantar que o preço do iPad com ecrã OLED suba novamente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Mac Pro com novo chip Apple Silicon? Este é o seu (possível) aspeto!
  • Samsung já produz uma das melhores novidades dos Apple iPhone 13
  • Intel elogia o Windows e lança a crítica mais óbvia aos Mac da Apple
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.