Ao que tudo indica, houve mudança de planos e a Epic Games vai mesmo poder abrir a sua loja de apps iOS, na União Europeia. Recorde-se que, nos últimos dias, a editora referida tinha visto a sua licença revogada. Contudo, a empresa fundada por Steve Jobs voltou atrás com a decisão.
De acordo com o The Verge, esta mudança de posição por parte da Apple terá acontecido devido a uma investigação da Comissão Europeia (CE). No site oficial da Epic Games, os próprios referem que a Apple acordou com a CE “restabelecer a conta de desenvolvedor” da empresa de jogos.
O Fortnite para iOS poderá, assim, voltar à Europa
Na prática, isto significa que a Epic Games poderá, por exemplo, trazer jogos como o Fortnite de volta para iOS, na Europa. Sobre o assunto, a Apple prestou declarações ao The Verge, dizendo que o acordo foi feito, ainda que a Epic tenha de seguir as regras estabelecidas. Para além disso, a empresa reforça que a marca de jogos deve cumprir as políticas da Lei dos Mercados Digitais (DMA).
O espaço entre a primeira decisão e a “marcha-atrás” da Apple é relativamente curto. Na prática, passaram-se dois dias, já que a decisão inicial foi tomada na quarta-feira, dia 6 de março, sendo que na sexta-feira, dia 8, já havia sido revertida. A decisão, de acordo com o The Verge, despoletou a investigação dos reguladores da União Europeia, que averiguaram se a DMA era cumprida ou não.
Tal como refere o CEO da Epic Games, Tim Sweeney, num post no X, “após uma rápida investigação da Comissão Europeia, a Apple notificou a Comissão e a Epic que cederia e restauraria o nosso acesso para trazer de volta o Fortnite e lançar a Epic Games Store na Europa ao abrigo da lei DMA”.
Para o CEO da Epic Games, foi uma grande vitória
Em jeito de conclusão, e partindo das palavras de Sweeney, tratou-se de uma “grande vitória” para a liberdade dos promotores em todo o mundo. Desta forma, como conclui o portal de notícias do Variety, fica aberto o caminho para jogos como o Fortnite, para iOS, na Europa.