A Apple informou os media, esta sexta-feira, que deixará de comercializar o iMac Pro. Se nos dirigirmos ao site oficial da empresa em Portugal, verificamos que este computador está agora listado como "limitado ao stock existente".
Quer isto dizer que em breve deixará de ser possível adquirir o mais potente all-in-one fabricado pela gigante americana. Se ainda estás interessado neste poderoso computador, esta é a tua última oportunidade para o adquirir.
iMac Pro chega ao fim após pouco mais de três anos
Lançado em dezembro de 2017, o iMac Pro é o computador all-in-one mais potente já lançado pela Apple. Este modelo foi desde sempre publicitado para os utilizadores mais exigentes e para aqueles sem poder financeiro para comprar um Mac Pro.
Chegados a março de 2021, este poderoso equipamento está prestes a desaparecer da loja da Apple. Assim sendo, os compradores têm agora ao seu dispor apenas o modelo base do iMac Pro, disponível apenas nas últimas unidades.
Este modelo tem um preço de venda de €5.599 e conta com um painel de 5K de 27 polegadas e resolução 5120 x 2880 pixels. É suportado por um processador Intel Xeon W de dez núcleos, 32GB de memória RAM, 1TB de armazenamento SSD e uma gráfica dedicada Radeon Pro Vega 56 com 8GB de memória HBM2.
Uma vez esgotadas as últimas unidades, a Apple aconselha a compra do modelo iMac de 27 polegadas lançado em agosto passado. Segundo a tecnológica americana, este tem sido o modelo preferencial dos utilizadores iMac e talvez isso tenha sido o catalisador para que a Apple descontinue o modelo Pro.
Estará a empresa a preparar caminho para o novo iMac com Apple Silicon?
Com a perspetiva de um novo iMac com um novo processador Apple Silicon, é impossível ignorar esta possibilidade. A Apple não avançou com os motivos para a descontinuação do iMac Pro, mas a proximidade de um novo modelo pode justificar a medida.
A julgar pelo que vimos dos primeiros MacBook com M1, o novo iMac tem tudo para ser uma besta. Quem sabe não consiga mesmo superar as potencialidades do iMac Pro com um preço inferior.
É cedo para julgarmos o futuro da linha iMac, mas os fãs estão ansiosos por uma atualização. Não só pela perspetiva de um processador bastante superior, mas também pela introdução de um novo design inspirado no Pro Display XDR.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple Watch vende mais que os smartwatch Samsung, Huawei ou Fitbit juntos
- Apple: patente revela nova alternativa ao USB-C no iPhone
- Apple ensina a transferir fotos do iCloud para o Google Fotos