Apple descontinua iPod, mais de 20 anos depois

Bruno Coelho
Comentar

Há mais de 20 anos, o iPod foi lançado pela Apple para que os utilizadores levassem a sua música para onde quisessem. Agora a tecnológica de Cupertino anuncia que vai descontinuar o últimos dos modelos deste produto, o iPod touch.

Segundo o comunicado oficial da Apple, o iPod touch lançado em 2019 vai continuar a ser vendido pela Apple e nas lojas enquanto houver stock. Depois disso é o fim de uma era para um dispositivo que mudou a indústria musical.

iPod Touch é descontinuado
iPod Touch é descontinuado

“A música sempre fez parte do núcleo da Apple e levá-la a centenas de milhões de utilizadores da maneira como o iPod fez, impactou mais do que apenas a indústria da música, acabou por redefinir a forma como a música é descoberta, ouvida e compartilhada”, escreve o vice-presidente de marketing da Apple, Greg Joswiak.

Primeiro iPod foi lançado em 2001

Recorde-se que o primeiro iPod foi originalmente lançado em 2001. Steve Jobs dizia à data que, com este produto, ouvir música nunca mais seria igual. E assim aconteceu. Este foi o primeiro leitor de MP3 a conseguir abarcar nada menos do que 1000 músicas.

O primeiro iPod, lançado a 23 de outubro de 2001
O primeiro iPod, lançado a 23 de outubro de 2001

A descontinuação do iPod acaba por ser um sinal dos tempos. Nos últimos anos a emergência dos serviços de streaming, como o próprio Apple Music ou mesmo o Spotify, acabaram por tornar estes dispositivos menos apetecíveis.

Além disso, acabaria por se tornar despiciendo para os utilizadores levarem o iPod consigo quando já tinham música do smartphone ou no tablet. Mas se queres ficar com uma recordação, ainda é possível comprar um iPod touch.

O equipamento está disponível (enquanto houver stock) em azul, rosa, prata e dourado. Pode ser comprado com 32, 128 ou 256 GB por 239 €.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Colabora com a 4gnews desde 2017, e faz parte da redação desde 2019. Come especificações ao pequeno-almoço. brunocoelho@4gnews.pt