Apple descontinua iPod, mais de 20 anos depois

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Há mais de 20 anos, o iPod foi lançado pela Apple para que os utilizadores levassem a sua música para onde quisessem. Agora a tecnológica de Cupertino anuncia que vai descontinuar o últimos dos modelos deste produto, o iPod touch.

Segundo o comunicado oficial da Apple, o iPod touch lançado em 2019 vai continuar a ser vendido pela Apple e nas lojas enquanto houver stock. Depois disso é o fim de uma era para um dispositivo que mudou a indústria musical.

“A música sempre fez parte do núcleo da Apple e levá-la a centenas de milhões de utilizadores da maneira como o iPod fez, impactou mais do que apenas a indústria da música, acabou por redefinir a forma como a música é descoberta, ouvida e compartilhada”, escreve o vice-presidente de marketing da Apple, Greg Joswiak.

Primeiro iPod foi lançado em 2001

Recorde-se que o primeiro iPod foi originalmente lançado em 2001. Steve Jobs dizia à data que, com este produto, ouvir música nunca mais seria igual. E assim aconteceu. Este foi o primeiro leitor de MP3 a conseguir abarcar nada menos do que 1000 músicas.

A descontinuação do iPod acaba por ser um sinal dos tempos. Nos últimos anos a emergência dos serviços de streaming, como o próprio Apple Music ou mesmo o Spotify, acabaram por tornar estes dispositivos menos apetecíveis.

Além disso, acabaria por se tornar despiciendo para os utilizadores levarem o iPod consigo quando já tinham música do smartphone ou no tablet. Mas se queres ficar com uma recordação, ainda é possível comprar um iPod touch.

O equipamento está disponível (enquanto houver stock) em azul, rosa, prata e dourado. Pode ser comprado com 32, 128 ou 256 GB por 239 €.

Editores 4gnews recomendam:

  • Monitor barato da Xiaomi está com desconto imperdível por tempo limitado
  • Netflix vai mesmo acabar com a partilha de contas ainda em 2022
  • Honor Play 30 é oficial: smartphone de entrada com inspiração no iPhone
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.