A Apple viu-se obrigada a desativar a sua app Walkie-Talkie do Apple Watch. A medida foi tomada devido a uma vulnerabilidade que poderia permitir a alguém ouvir os iPhones de outros utilizadores sem o seu consentimento.
Num comunicado enviado ao Tech Crunch, a Apple garantiu que a falha não foi usada contra ninguém. A empresa da maçã pediu desculpa aos utilizadores, e prometeu voltar a ativar a app assim que uma solução para o problema seja encontrada.
Para que serve esta funcionalidade
Esta app permite aos utilizadores que aceitem o convite de alguém para receberem mensagens de áudio. Estes convites são enviados através de uma interface onde carregamos para ‘falar’, bem aos estilos dos clássicos aparelhos walkie-talkie.
O comunicado da Apple:
Tomamos consciência de uma vulnerabilidade relacionada com a app Walkie-Talkie no Apple Watch, e desativamos essa função enquanto resolvemos o problema rapidamente. Pedimos desculpa aos nossos utilizadores pela inconveniência, e vamos fazer regressar a funcionalidade assim que for possível.
Embora não haja informação de qualquer uso desta vulnerabilidade contra utilizadores, e mesmo sendo necessárias condições e sequências específicas para esta ser explorada, levamos a segurança e privacidade dos utilizadores muito a sério.
Concluímos que desativar a app seria a opção certa a tomar, já que este erro poderia poderia permitir a alguém ouvir o iPhone de alguém sem o seu consentimento. Pedimos desculpa novamente por este problema, e pela inconveniência.
A Apple tomou conhecimento do erro através de um portal onde são reportadas vulnerabilidades. A aplicação vai continuar instalada nos dispositivos que já a tiverem, mas não poderá ser utilizada até que uma solução seja encontrada.
Editores 4gnews recomendam:
- Anúncio da Apple reforça como o Face ID é melhor que o Touch ID (vídeo)
- Apple lança novos MacBooks mas acaba com a versão de 12 polegadas
- Apple poderá apresentar novos iPads ainda este ano