Apple deixa de incluir este acessório na caixa dos AirPods 4. Nova tendência?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple foi a primeira marca a remover os carregadores da caixa dos seus smartphones. Primeiro as marcas concorrentes criticaram a medida, mas agora são raros os smartphones que ainda incluem carregador na caixa. Agora, a empresa tomou uma nova medida que pode não agradar a muitos consumidores.

Embora a Apple não o tenho referido em palco, uma ida ao site oficial revela que existe uma diferença na caixa dos AirPods 4 face aos outros modelos à venda. É que estes não vão chegar com cabo USB-C de carregamento incluído.

AirPods 4 não trazem cabo USB-C incluído na caixa

Se consultares a página de comparação entre os AirPods 4, AirPods 4 com cancelamento de ruído e AirPods Pro 2, verás que no caso dos dois primeiros o cabo USB-C será vendido separadamente. E não se trata apenas de uma medida para os Estados Unidos, pois no site português da Apple também aparece dessa forma.

Página de comparação entre os modelos de AirPods
Página de comparação entre os modelos de AirPods

Agora que a Apple basicamente migrou todos os seus AirPods para a porta USB-C, aproveitou também para remover o cabo de carregamento da caixa destes. Algo que não será um problema para quem já tem um iPhone, iPad ou Mac que carregue dessa forma.

Para aqueles que ainda possam ter um iPhone a carregador por Lightning, e não tenham outros equipamentos da marca, comprar um cabo USB-C separadamente será inevitavelmente a solução para carregar os seus novos AirPods 4. Ou no caso dos AirPods 4 com ANC, carregá-los através de um carregador sem fios (Qi ou MagSafe).

Preocupação ambiental?

A justificação da Apple para remover o carregador da caixa dos iPhone 12, em 2020, foi a preocupação ambiental. A marca faria o mesmo com o cabo USB-C para carregar o comando da Apple TV em 2022 e agora repete o processo com os AirPods 4.

Será que as concorrentes vão seguir a tendência? Em breve saberemos. Quanto aos novos AirPods 4, o modelo base chegou a Portugal por 149 €. A versão com cancelamento de ruído ativo será vendida por 199 € no nosso país.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.