Apple deixa aviso importante a quem anda de mota com iPhone

Bruno Coelho
Comentar

Esta semana a Apple apresentou ao público os novos iPhone. Foram dados a conhecer quatro novos modelos: iPhone 13 mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Na mesma semana, a empresa faz alguns avisos a quem anda de motociclos.

Segundo a tecnológica sediada em Cupertino, “a exposição a vibrações como as geradas por motores de motociclos de potência elevada pode afetar as câmaras do iPhone”, degradando o seu desempenho.

Câmaras do iPhone podem degradar-se com vibrações dos motociclos, adverte Apple

Em particular a Apple fala da possível degradação de sistemas importantes como a OIS (estabilização ótica de imagem) e a focagem automática (AF). Que, como seria de esperar, foram concebidos para ser duráveis.

“No entanto, tal como acontece com muitos produtos eletrónicos de consumo equipados com sistemas como o OIS, a exposição direta a longo prazo a vibrações de grande amplitude em determinadas gamas de frequência pode degradar o desempenho destes sistemas e reduzir a qualidade de imagem das fotografias e dos vídeos”, afirma a Apple.

Por isso, é recomendado “que evite expor o iPhone a vibrações prolongadas de grande amplitude”. Por exemplo, “os motores de motociclos de potência elevada ou grande cilindrada geram vibrações intensas e de elevada amplitude, que são transmitidas através do chassis e do guiador”.

Desta forma, a Apple afirma que “não é aconselhado” acoplar o iPhone a motos com motores de potência elevada de ou de grande cilindrada. Ainda assim, veículos equipados com motores de pequena cilindrada ou elétricos, podem provocar vibrações de amplitude “comparativamente mais baixa”.

iphone

Nesses casos, a Apple aconselha que se use um “suporte de amortecimento de vibrações” de forma a reduzir quaisquer risco de danos no iPhone e nos respetivos sistemas de OIS e AF.

É importante referir que a OIS está disponível nos iPhone 6 Plus, iPhone 6s Plus e posteriores. O AF de ciclo fechado está disponível no iPhone XS e posteriores, bem como no iPhone SE de segunda geração.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.