Apple deixa aviso importante a quem anda de mota com iPhone

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Esta semana a Apple apresentou ao público os novos iPhone. Foram dados a conhecer quatro novos modelos: iPhone 13 mini, iPhone 13, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Na mesma semana, a empresa faz alguns avisos a quem anda de motociclos.

Segundo a tecnológica sediada em Cupertino, “a exposição a vibrações como as geradas por motores de motociclos de potência elevada pode afetar as câmaras do iPhone”, degradando o seu desempenho.

Câmaras do iPhone podem degradar-se com vibrações dos motociclos, adverte Apple

Em particular a Apple fala da possível degradação de sistemas importantes como a OIS (estabilização ótica de imagem) e a focagem automática (AF). Que, como seria de esperar, foram concebidos para ser duráveis.

“No entanto, tal como acontece com muitos produtos eletrónicos de consumo equipados com sistemas como o OIS, a exposição direta a longo prazo a vibrações de grande amplitude em determinadas gamas de frequência pode degradar o desempenho destes sistemas e reduzir a qualidade de imagem das fotografias e dos vídeos”, afirma a Apple.

Por isso, é recomendado “que evite expor o iPhone a vibrações prolongadas de grande amplitude”. Por exemplo, “os motores de motociclos de potência elevada ou grande cilindrada geram vibrações intensas e de elevada amplitude, que são transmitidas através do chassis e do guiador”.

Desta forma, a Apple afirma que “não é aconselhado” acoplar o iPhone a motos com motores de potência elevada de ou de grande cilindrada. Ainda assim, veículos equipados com motores de pequena cilindrada ou elétricos, podem provocar vibrações de amplitude “comparativamente mais baixa”.

Nesses casos, a Apple aconselha que se use um “suporte de amortecimento de vibrações” de forma a reduzir quaisquer risco de danos no iPhone e nos respetivos sistemas de OIS e AF.

É importante referir que a OIS está disponível nos iPhone 6 Plus, iPhone 6s Plus e posteriores. O AF de ciclo fechado está disponível no iPhone XS e posteriores, bem como no iPhone SE de segunda geração.

Editores 4gnews recomendam:

  • Não compres o Apple Watch Series 7 sem ter isto em conta
  • Apple revela a real capacidade das baterias dos iPhone 13
  • Apple iPhone 13 Pro tem desempenho 55% melhor que o iPhone 12 Pro
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.