O mercado de smartphones manteve-se inalterado nos lugares cimeiros de marcas mais vendidas no primeiro trimestre de 2023. Os resultados pouco positivos são publicados por Francisco Jerónimo, analista da IDC.
A liderança continua a ser incontestada por parte da Samsung. A gigante sul-coreana até perdeu fulgor neste primeiro trimestre de 2023 face ao período homólogo, mas ostenta uma quota de mercado de 39,1%. Tal resume-se em 221 200 unidades vendidas.
A Xiaomi também perdeu fulgor face ao primeiro trimestre de 2022, mas consegue segurar o segundo lugar do mercado mobile em Portugal. A fabricante chinesa registou 140 400 unidades vendidas e uma quota de mercado de 24,8%.
Apple destacou-se no segmento premium, mas não chega para ir além do 3.º lugar
Graças ao seu crescimento no segmento premium neste período, a Apple consegue destacar-se no terceiro lugar no segmento mobile português. A empresa da maçã trincada vendeu 123 000 unidades de smartphones e registou uma quota de mercado de 21,7%.
O top 5 em Portugal fica completo com a Oppo (contempla números da OnePlus), com 37 700 unidades vendidas e quota de mercado de 6,7% e com a Alcatel/TCL. Esta dupla regista uma quota de mercado de 2,7%.
No geral, o mercado mobile português registou um declínio nas vendas face ao período homólogo de 16,8%, com a Apple a ser a grande impulsionadora pela positiva. No global, registam-se 565 600 unidades de smartphones vendidos entre janeiro e março de 2023 no nosso país.
Editores 4gnews recomendam: