Apple cresce nos computadores mas ainda longe dos maiores vendedores

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

A empresa de inteligência de mercado global IDC divulgou um novo relatório com os dados das remessas globais de PCs durante o primeiro trimestre de 2024. Lenovo, HP e Dell lideram o ranking, mas a Apple ganhou um destaque importante. Na 4.ª posição da lista, os Macs obtiveram o maior crescimento global neste período de tempo.

A conquista é ainda mais importante quando considerados que os dados da IDC apontam que as remessas globais de PCs sofreram uma queda nos últimos dois anos, um movimento esperado pós-pandemia. Este primeiro trimestre de 2024 marcou o retorno ao crescimento, e a Apple liderou isso.

Lenovo lidera na participação de mercado, Apple lidera em crescimento

dados de remessas de pcs global
Rastreador Trimestral de Dispositivos de Computação Pessoal da IDC, 8 de abril de 2024

Embora a Apple ainda não tenha chegado ao top 3 deste ranking, se a empresa mantiver o crescimento, não deverá demorar muito. Isso porque, enquanto a Lenovo teve um crescimento de 7,8%, a Apple praticamente duplicou esse valor e cresceu 14,6% nas remessas no primeiro trimestre de 2024 em relação a 2023. Neste quadro, a HP cresceu apenas 0,2% e a Dell teve uma queda de -2,2%.

A Acer foi a segunda empresa com o maior crescimento, com 9,2%, seguida da Lenovo. A Lenovo, inclusive, garantiu o primeiro lugar em participação de mercado de remessas de PCs com 23%. Apesar de ter tido uma queda em relação ao ano passado, a Dell ainda mantém-se em segundo, com 20,1% das remessas globais. A Dell chega em terceiro, logo antes da Apple, com 15,5% de participação de mercado.

Apesar do seu crescimento anual de 14,6%, os Macs ainda figuram em 4.º lugar, com uma participação de mercado de 8,1% no primeiro trimestre de 2024, período em que a Apple vendeu 4,8 milhões de Macs.

Segundo o IDC, os números da inflação entraram numa tendência de queda, o que levou a uma recuperação das remessas de PCs na maioria das regiões, como as Américas, a Europa, o Médio Oriente e na África (EMEA). As pressões deflacionárias na China, entretanto, levaram a uma fraca demanda que figurava como o maior consumidor de PCs desktop.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.