Apple deverá cortar relações com Intel e Qualcomm no futuro

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Como empresa, a Apple é certamente das mais orgulhosas. Os seus produtos são símbolo de qualidade e estatuto no mundo da tecnologia.

Nesse sentido, não é invulgar ver a empresa de Cupertino a dar-se mal com outras fabricantes. Por vezes as parcerias terminam de forma brusca.

Os últimos relatórios indicam que a Apple está a considerar começar a fabricar os seus próprios modems para smartphones. Neste momento a empresa mantém uma parceria com a Intel.

A Intel pode deixar de ter negócio com a Apple

Em primeiro lugar, é a Intel que fabrica actualmente os modems que equipam os iPhone. A tecnológica dos CPUs apresentou em Novembro do ano passado o seu novo modem 5G. Como sabemos as ligações 5G serão a grande aposta de internet móvel de 2019.

Contudo, a Apple poderá terminar por completo as relações com a Intel. Os relatórios descrevem uma mudança na equipa de engenheiros na tecnologia de modems. Alguns trabalhadores passaram do departamento de suporte para trabalhar directamente com hardware.

Em segundo lugar, temos Johny Srouji. Este é o vice-presidente das tecnologias de hardware na Apple. Srouji está a liderar o departamento dos modems desde Janeiro.

Porque é que a Apple termina parcerias?

Antes da parceria com a Intel, a empresa da maçã trabalhava em conjunto com a Qualcomm, que também fabrica modems. No entanto as relações começaram a azedar, não se sabendo as razões exactas. Há quem afirme que a Apple tentou passar segredos da Qualcomm para a Intel mas não há provas em concreto.

Com a Intel não tem havido problemas, para já. Todavia, sabemos como a Apple gosta da sua "independência", apesar de confiar em várias empresas para fabricar componentes dos seus aparelhos.

Em conclusão, o modem constitui uma parte fulcral do funcionamento de qualquer smartphone. A qualidade do mesmo dita a estabilidade de todas as conexões do dispositivo. Se Apple decidir avançar, é bom que não olhe a despesas. Caso contrário, poderá ser um tiro no pé.

Editores 4gnews recomendam:

Utilizadores Android revelam características que mais invejam do iPhone

Apple não deverá baixar o preço dos futuros iPhones

Misterioso Google Pixel 4 com Android 10 passa em benchmarks

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.