Pela primeira vez, as vendas de smartphones 5G representam 51% das vendas globais de smartphones e a Apple é a líder neste segmento de mercado.
De acordo com dados agora divulgados, as vendas da Apple representam 37% dos referidos 51%, mantendo a liderança num mercado notoriamente em expansão.
Apple com quota de mercado de 37% no segmento de smartphones 5G é a líder incontestada
Em janeiro de 2022, as vendas de smartphones com suporte para comunicações 5G representaram 51% das vendas globais de terminais móveis. Pela primeira vez, este tipo de equipamento superou os terminais 4G, a nível global, ao vender mais unidades.
Os dados são da empresa Counterpoint Research que avança também que 37% das vendas de smartphones 5G são da Apple, o que faz da marca a líder do segmento. Para tal resultado, estará também a contribuir o sucesso que a empresa de Cupertino está a ter no mercado chinês, onde já assumiu igualmente a liderança de vendas.
A China é um dos países que mais tem feito pela expansão da rede 5G, sendo que o regulador de telecomunicações chinês já anunciou que vai criar mais 600.000 estações-base este ano para aumentar a cobertura 5G no país.
Ora sendo líder de vendas de smartphones neste mercado, a Apple tem garantido o sucesso. É também preciso salientar que a Apple disponibilizou o seu iPhone 13 a um preço competitivo naquele mercado, mas de acordo com os dados até agora divulgados, a estratégia está a mostrar-se bastante eficaz.
Ainda de acordo com a empresa Counterpoint Research, a Samsung está em segundo lugar com 12% de quota de mercado nos smartphones 5G. Recorde-se que a gigante sul-coreana foi uma das primeiras marcas a lançar um dispositivo 5G no mercado. De seguida, estão as marcas chinesas Xiaomi, Vivo e OPPO com 11% e 10% de quota do mercado.
Realme: a marca inesperada que teve maior crescimento no segmento 5G
Mas os dados agora revelados pela Counterpoint Research não revelam apenas a liderança da Apple no segmento de smartphones 5G, mas mostram também o sucesso da Realme neste mercado.
De acordo com a conhecida empresa, a Realme foi a marca que mais cresceu no segmento de smartphones 5G, ao registar em 2021 um aumento de 165%, em relação ao ano de 2020. Por outro lado, a Realme também já consegue estar posicionada entre as cinco principais marcas de smartphones 5G, em mais de 20 países.
Editores 4gnews recomendam:
- Realme Buds Air são os primeiros auscultadores do mundo com esta característica
- Realme GT Neo3: já sabemos a data oficial do lançamento do smartphone inspirado em Le Mans
- Apple iPhone 14 chega em setembro com mudanças radicais para 2022