Apple confirma: iPhone vai ter porta USB-C

Bruno Coelho
Comentar

A nova regulamentação da União Europeia implica que todas as empresas que fabricam smartphones tenham de adotar aquela que é considerada a porta de carregamento universal, USB-C, até 2024.

Mas entre as principais fabricantes mundiais, é a Apple que vem resistindo a avançar nesse sentido. Embora tenha vindo a implementar ao longo dos últimos anos a porta USB-C em quase todos os seus produtos, parece que o iPhone será dos últimos da marca a chegar com esta porta.

Executivo da Apple afirma que a empresa "tem que cumprir" com as normas da UE

Em conversa com a Bloomberg esta quarta-feira, o líder de marketing da Apple, Greg Joswiak, confirmou que a Apple “tem que cumprir” com as normas da União Europeia. Esta foi a primeira confirmação oficial de algo que parecia inevitável.

O executivo não referiu se esta mudança vai acontecer já em 2023 com a chegada dos iPhone 15. Mas Mark Gurman, jornalista da Bloomberg, afirma que estes serão mesmo os primeiros smartphones da empresa a chegar com essa porta de carregamento.

apple iphone

Em conversa com o Wall Street Journal, Joswiak afirmou que a empresa não concorda com a União Europeia há décadas na questão do carregador. Isto porque em tempos a entidade quis que a Apple adotasse as portas micro-USB.

Ora, o executivo acredita que se tal tivesse sucedido, não teriam sido inventadas as portas USB-C e Lightning que hoje reconhecemos como mais convenientes. A empresa acredita que mudar para USB-C vai resultar em mais lixo eletrónico.

A Apple alega que esta mudança vai fazer com que os utilizadores tenham de trocar os seus cabos Lightning por cabos USB-C. Mas se os utilizadores agradeceram a mudança noutros produtos da marca, só poderemos fazer o mesmo no iPhone.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Colabora com a 4gnews desde 2017, e faz parte da redação desde 2019. Come especificações ao pequeno-almoço. brunocoelho@4gnews.pt