Apple confirma adiamento no lançamento do iPadOS 16

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A primeira fonte a dar conta desta possibilidade foi a Bloomberg, no início deste mês. Num relatório assinado pelo conceituado Mark Gurman, foi levantada a hipótese de a Apple adiar o lançamento do iPadOS 16 para outubro.

Agora temos informações oficiais que vêm corroborar aquilo que Mark Gurman afirmou há poucas semanas. Pela primeira vez, a Apple vai desfasar o lançamento da mais recente versão do iOS e do iPadOS.

iPadOS 16 chegará mais tarde que o iOS 16

Habitualmente, a Apple lança as mais recentes versões do iOS e iPadOS na mesma ocasião. Uma tradição que a empresa americana irá quebrar em 2022 por considerar que este é "um grande ano para o iPadOS".

"Este é um ano especialmente grande para o iPadOS. Com a sua própria plataforma com recursos projetados especificamente para o iPad, temos a flexibilidade de entregar o iPadOS no seu próprio cronograma. Neste outono, o iPadOS será lançado após o iOS, como versão 16.1 numa atualização de software gratuita."

Não há dúvidas de que o novo iPadOS 16 chegará posteriormente ao lançamento do iOS 16, mas ainda não sabemos quando. A Apple limitou-se a afirmar que o novo sistema operativo para os seus tablets chegará no seu próprio tempo.

Naturalmente que também não foram avançadas as razões que motivam este adiamento. No entanto, os rumores culpam a funcionalidade Stage Manager por esta decisão.

Com a introdução desta funcionalidade, a Apple reinventou o multitasking nos seus tablets com várias janelas abertas em simultâneo e com a possibilidade de terem diferentes dimensões. Além disso, é possível ligar um monitor externo para uma área de trabalho maior.

Contudo, são já várias as críticas tecidas ao atual funcionamento do Stage Manager. Vários reclamam da sua instabilidade e de alguma confusão, para não falar da sua exclusividade para modelos com o processador M1.

Acredita-se que sejam estas as arestas ainda por limar que motivam o adiamento do lançamento do iPadOS 16. Ainda sem data definida para a sua libertação, espera-se que o sistema operativo chegue em outubro.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iPhone 14 chegam a 7 de setembro, eis o que esperar!
  • Apple prepara-se para apresentar estes 7 dispositivos iOS em setembro
  • Apple prepara novo iPad de entrada com novidades que os fãs adorarão
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.