Apple começa a distribuir a atualização iOS 15.1 e iPadOS 15.1 beta

Rui Bacelar
Comentar

Agora que o novo iOS 15, iPadOS 15 e watchOS 8 está já presente em milhões de dispositivos Apple espalhados pelo globo a tecnológica de Cupertino começou também a distribuir uma nova versão para programadores. Eis o iOS 15.1 e iPadOS 15.1 beta!

Esta nova distribuição incluirá mais funcionalidades que a gigante de Cupertino prometeu incluir na versão base do iOS 15 - atualmente disponível para qualquer interessado com dispositivo eleito - mas não conseguiria fazer até à data. Vejamos as novidades.

Para todos os interessados, chegou o iOS 15.1 e iPadOS 15.1 beta

It's iOS 15.1 beta 1 time!oh no here we go again pic.twitter.com/RqF6wOoTQn

— Federico Viticci (@viticci) 21 de setembro de 2021

Em primeiro lugar, esta é uma nova versão de testes (beta) do sistema operativo iOS 15 para smartphones Apple e respetivos tablets iPad. Trata-se de uma compilação que introduz funcionalidades que melhoram o sistema e acrescentam novas funções úteis.

Entre as principais novidades está a função SharePlay que permite aos utilizadores ver, ou ouvir, um qualquer conteúdo multimédia com outra pessoa através de uma chamada FaceTime. Na prática, podem ver um programa, vídeo ou música a dois, por exemplo.

De igual modo também podem partilhar o ecrã do iPhone, via SharePlay, funcionando através de todos os dispositivos Apple e com suporte total para uma grande variedade de serviços de streaming. A função não ficou pronta a tempo da distribuição estável e global do iOS 15 que teve início esta semana.

O iOS 15.1 beta está disponível para Apple iPhone e iPad

Apple iOS 15.1
Algumas das melhorias e novidades introduzidas com o iOS 15.1 beta.

O iOS 15.1 beta e iPadOS 15.1 traz igualmente o Lossless Audio para a transmissão de áudio. Além disso, também temos o Dolby Atmos para uma experiência de áudio 3D ajustável automaticamente, a surtir efeito, por exemplo, no Apple Music e nos auriculares Bluetooth da maçã, os AirPods.

Por outro lado, o formato Lossless para o serviço Apple Music só pode ser desfrutado no iOS ou no Mac através de uns auscultadores com fios, ou através de um dispositivo HomePod. No entanto, para tal será necessário ter o iOS 15.1 beta instalado também no HomePod para tirar partido destas novidades no altifalante inteligente através da aplicação Home app.

Temos ainda uma nova opção na aplicação de definições da app Telefone que permite à Siri "anunciar chamadas" para sabermos quem nos está a ligar. De igual modo, nos países suportados o iOS 15.1 beta traz agora o suporte para as informações de vacinação contra a COVID-19.

Em síntese, está é a nova grande atualização disponível para programadores e utilizadores interessados após a distribuição do iOS 15 na última segunda-feira. É, para já, uma versão de testes (beta) e, como tal, mais propensa a erros, instabilidade e bugs.

Por fim, caso estejam interessados em experimentar esta versão devem inscrever-se no programa beta da Apple. Podem fazê-lo através do portal para o efeito.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.