Apple coloca estes dispositivos míticos na lista Vintage

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O iPhone SE de primeira geração, lançado pela Apple em 2016, bem como o iPad Pro de 12.9 polegadas (de 2.ª geração) foram os contemplados com a adição à lista "vintage" da gigante de Cupertino. É o fim da linha para ambos os dispositivos icónicos.

Esta media, ainda que possa não agradar aos respetivos utilizadores, era aguardada face ao envelhecimento e natural decurso do tempo. À medida que também o software avança, as restrições do hardware presente nestes equipamentos ditam a sua obsolescência.

Lista vintage da Apple contempla os equipamentos considerados obsoletos

Apple iPhone SE 2016
As várias cores disponíveis para o smartphone Apple iPhone SE 2016.

Assim sendo, enquanto aguardamos o lançamento do iPhone SE 4 no próximo ano de 2024, a tecnológica adicionou à sua lista de produtos "clássicos" o iPhone SE de primeira geração, lançado em 2016. À data de lançamento foi um dos produtos mais marcantes.

Em simultâneo colocaria também o seu tablet iPad Pro de 12,9 polegadas de segunda geração. Para ambos, tal significa que as reparações dos dispositivos estão sujeitas a disponibilidade, e não são garantidas. O mesmo sucede com as atualizações de software.

Importa ainda frisar que o iPhone SE de primeira geração e o segundo iPad Pro de 12,9 polegadas não são os únicos produtos que a tecnológica de Cupertino adicionou à lista de produtos clássicos em 2023.

Com efeito, este ano, também foram incluídos o Apple Watch Series 0, o Apple Watch Series 1, bem como os MacBook Pro de 13 e 15 polegadas com Touch Bar de 2017. Aliás, um mesmo destino foi apontado para os MacBook Pro de 15 polegadas lançados pela Apple em 2015.

Próxima geração do iPhone SE deve chegar em 2024

This is exciting news for Apple fans! 📱iPhone SE 2024 comes with:- 5.4" FHD+ OLED Display- A16 Bionic Chip- 12MP Camera- 2227mAh Battery- 4GB RAM & 128/256GB Storage- Face ID💰 All of this for just $449#iPhoneSE2024 #Apple pic.twitter.com/alhuSZ75Aq

— iGeeksBlog | #AppleEvent (@igeeksblog) 6 de dezembro de 2023

Com a primeira geração do produto considerada obsoleta, a Apple estará a preparar o lançamento da quarta iteração deste smartphone mais acessível. A propósito, temos já vários indicadores com diversas melhorias a caminho deste iPhone SE (2024), das quais salientamos:

  • Estrutura do iPhone 14, porém com apenas uma câmara fotográfica.
  • Dynamic Island incluída (Ilha Dinâmica).
  • Botão de ação semelhante aos iPhones 15 e aos futuros iPhones 16.
  • Conexão à rede 5G.
  • Autonomia de bateria melhorada em até 60%.

Por fim, a Apple deve apresentar este smartphone durante o 1.º semestre de 2024, possivelmente no seu evento de primavera.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.