Xiaomi redefine o 'verde' na tech com planos de Neutralidade de Carbono

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi deu recentemente a conhecer o seu primeiro relatório sobre Ação Climática, detalhando as diversas formas como está a trabalhar para mitigar as mudanças climáticas. As conclusões são, à priori, bastante positivas.

A iniciativa foi divulgada por Alain Lam Sai-wai, Vice-Presidente e Diretor Financeiro da Xiaomi. Pelo seu punho, lançou o relatório durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), a cimeira climática mais proeminente do ano.

Xiaomi quer alcançar a neutralidade de carbono até 2040

Xiaomi Relatório Climático

"A Xiaomi foi sempre impulsionada pela inovação tecnológica e a nossa abordagem na transição para carbono zero não é diferente. A nossa busca incansável pela inovação tecnológica está no cerne da transformação verde da empresa", afirmou Alain Lam no seu discurso.

"Através da inovação tecnológica, continuamos a melhorar a eficiência dos nossos produtos e a promover a sustentabilidade ao longo do ciclo de vida do produto, contribuindo assim para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS da ONU) e assumindo a nossa responsabilidade pelo planeta Terra”, acrescentou Lam.

Relatório da Xiaomi foca-se na Filosofia de Carbono Zero

O documento detalha a Filosofia de Carbono Zero da Xiaomi. Aqui incluindo o uso da IA capacitada para a AIoT (Internet das Coisas x Inteligência Artificial) para criar tanto produtos como cadeias de abastecimento sustentáveis.

O objetivo da empresa é facilitar uma transição para carbono zero para as indústrias e a sociedade em geral.

Este caminho da Xiaomi para emissões líquidas zero está alinhado com as Diretrizes ISO Net Zero. Esta é uma ferramenta amplamente adotada por decisores políticos que procuram conseguir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa.

Assim, a empresa compromete-se a atingir a neutralidade de carbono até 2040 nas suas atividades comerciais existentes.

Gradual descarbonização das operações da Xiaomi

Xiaomi

A Xiaomi está a descarbonizar as suas operações, melhorando a eficiência energética e implementando práticas de fabrico inteligentes. Além disso, a fabricante também incentiva os seus parceiros a estabelecer metas climáticas que estejam alinhadas com o compromisso de neutralidade de carbono.

Tal esforço envolve a transição para fontes de energia renovável e o aprimoramento da utilização de materiais, taxas de reciclagem e reutilização. A propósito, a Xiaomi compromete-se com transparência, responsabilidade e auditorias regulares para garantir o progresso na descarbonização.

Eficiência económica e ecológica

A Filosofia de Carbono Zero da Xiaomi levou-a a tornar os seus produtos e serviços mais eficientes, económicos e ecologicamente limpos. A empresa também utiliza tecnologia de inteligência artificial na fabricação para aumentar a eficiência e a inovação.

Com efeito, a IA permite que a Xiaomi ofereça aos consumidores escolhas de estilo de vida mais sustentável. Por exemplo, a Xiaomi está a ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa domésticos e o consumo de energia mediante soluções para casas inteligentes.

O recém-anunciado ecossistema inteligente "Human x Car x Home" da empresa integra mais de 200 categorias de produtos, conecta 820 milhões de dispositivos e abrange mais de 95% dos cenários de utilização. Tudo para proporcionar o desempenho máximo dos dispositivos do ecossistema através de um único sistema integrado.

O Xiaomi HyperOS está definido para minimizar a redundância do sistema, melhorar a eficiência energética, reduzir os resíduos eletrónicos e promover os objetivos globais de consumo sustentável.

Além disso, a Xiaomi está a intensificar os esforços para promover um modelo de negócios circular.

A propósito, a empresa lançou uma série de iniciativas globais de sustentabilidade, incluindo a definição de metas de emissões líquidas zero. Temos também a adesão à iniciativa GE100%, a expansão de programas de reciclagem de resíduos eletrónicos e o aumento do uso de energia renovável.

Mais ainda, entre 2022 e 2026, a empresa planeia reciclar 38.000 toneladas de resíduos eletrónicos e investir em diversos projetos de energia renovável.

Por fim, a Xiaomi compromete-se a criar produtos incríveis a preços honestos e a utilizar tecnologia sustentável que seja verde, inclusiva e acessível.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.