O iPhone SE de primeira geração, lançado pela Apple em 2016, bem como o iPad Pro de 12.9 polegadas (de 2.ª geração) foram os contemplados com a adição à lista "vintage" da gigante de Cupertino. É o fim da linha para ambos os dispositivos icónicos.
Esta media, ainda que possa não agradar aos respetivos utilizadores, era aguardada face ao envelhecimento e natural decurso do tempo. À medida que também o software avança, as restrições do hardware presente nestes equipamentos ditam a sua obsolescência.
Lista vintage da Apple contempla os equipamentos considerados obsoletos
Assim sendo, enquanto aguardamos o lançamento do iPhone SE 4 no próximo ano de 2024, a tecnológica adicionou à sua lista de produtos "clássicos" o iPhone SE de primeira geração, lançado em 2016. À data de lançamento foi um dos produtos mais marcantes.
Em simultâneo colocaria também o seu tablet iPad Pro de 12,9 polegadas de segunda geração. Para ambos, tal significa que as reparações dos dispositivos estão sujeitas a disponibilidade, e não são garantidas. O mesmo sucede com as atualizações de software.
Importa ainda frisar que o iPhone SE de primeira geração e o segundo iPad Pro de 12,9 polegadas não são os únicos produtos que a tecnológica de Cupertino adicionou à lista de produtos clássicos em 2023.
Com efeito, este ano, também foram incluídos o Apple Watch Series 0, o Apple Watch Series 1, bem como os MacBook Pro de 13 e 15 polegadas com Touch Bar de 2017. Aliás, um mesmo destino foi apontado para os MacBook Pro de 15 polegadas lançados pela Apple em 2015.
Próxima geração do iPhone SE deve chegar em 2024
Com a primeira geração do produto considerada obsoleta, a Apple estará a preparar o lançamento da quarta iteração deste smartphone mais acessível. A propósito, temos já vários indicadores com diversas melhorias a caminho deste iPhone SE (2024), das quais salientamos:
- Estrutura do iPhone 14, porém com apenas uma câmara fotográfica.
- Dynamic Island incluída (Ilha Dinâmica).
- Botão de ação semelhante aos iPhones 15 e aos futuros iPhones 16.
- Conexão à rede 5G.
- Autonomia de bateria melhorada em até 60%.
Por fim, a Apple deve apresentar este smartphone durante o 1.º semestre de 2024, possivelmente no seu evento de primavera.
Editores 4gnews recomendam: