Apple: Chegou uma das maiores mudanças de sempre nos seus computadores

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A mudança que todos falavam para os computadores da Apple é finalmente oficial. A empresa americana anunciou hoje a transição para o uso de processadores próprios, de arquitetura ARM, em futuros Mac.

Esta mudança tem como intuito colocar os Mac num novo patamar de excelência. E verdade seja dita, as demonstrações que a Apple fez no evento de hoje mostraram um desempenho impressionante.

Desempenho e eficiência são os motores da transição para os processadores ARM

Ao longo dos anos, temos visto a Apple a desenvolver processadores dentro de portas para os seus dispositivos móveis. É graças à simbiose perfeita entre o hardware e software que os seus produtos oferecem uma experiência de fazer inveja à concorrência.

Pegando nesse know-how, a tecnológica americana quer replicar isso nos seus computadores. Ao desenhar os seus próprios processadores, ela espera conseguir criar um equilíbrio entre desempenho e eficiência energética nunca vistos em produtos da mesma categoria.

Quais as vantagens desta transição

A principal novidade na transição para os processadores ARM será a possibilidade de correr aplicações iOS e iPadOS diretamente no Mac. Aquilo que se esperava há anos está prestes a chegar e não só será benéfico para nós, como para os programadores que poderão usar a mesma plataforma para todas as suas aplicações.

Com a transição de arquitetura surge a preocupação no suporte aos programas, mas a Apple conseguiu descansar os seus fãs. Está prometido que, no dia em que sair o primeiro Mac com ARM, todas as aplicações da Apple estarão otimizadas para o computador. Fica também a promessa de que as apps presentes na App Store serão compatíveis com a plataforma.

Empresas como a Microsoft ou Adobe já se encontram a trabalhar com a Apple para suportar as suas populares aplicações na nova era dos Mac. Aliás, durante o evento vimos a suite Office ou o Photoshop a correr de forma suave e incólume num Mac com processador ARM.

Para os restantes programadores, a Apple começará a disponibilizar, ainda esta semana, os primeiros kits de desenvolvimento. Isto para que os criadores possam começar a trabalhar imediatamente para que tudo esteja em condições quando os novos computadores chegarem às mãos dos consumidores.

Quando chega o primeiro Mac com processador ARM

Infelizmente, a Apple não divulgou qual será o primeiro Mac a chegar às lojas com o novo processador. Ficou, no entanto, a promessa de que tal acontecerá até ao final do ano.

Fica descansado que continuarão a ser lançados Mac´s com processadores Intel durante os próximos meses. Durante os próximos dois anos estaremos ainda dentro de um período de transição.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple MacOS Big Sur: estas são as principais novidades para o teu Mac
  • Apple iOS 14: estas são as principais novidades do novo sistema operativo da Apple
  • Apple apresenta iPadOS 14! Conhece as principais novidades
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.