Cada vez mais, o Apple CarPlay (assim como o Android Auto) se tornou no melhor amigo de muitos utilizadores, ao colocar à disposição ferramentas extremamente úteis para quando conduzem. Ainda que tenham lançado o Dashboard há algum tempo, o número de aplicações compatíveis com esta funcionalidade ainda está longe de ser ideal.
No entanto, uma das mais populares aplicações de navegação — Waze — acabou de receber integração oficial, tornando o CarPlay ainda mais prático e intuitivo. Após uma fase de testes que durou algum tempo, o Apple CarPlay recebeu finalmente a integração final do Waze na sua funcionalidade Dashboard.
Um dos principais objetivos o CarPlay é, conseguir colocar à disposição dos utilizadores o maior número de aplicações/serviços possível, reduzindo ao máximo possíveis distrações durante a condução.
Como funciona a integração do Waze na Dashboad do CarPlay
Na sua essência, esta implementação permite aos utilizadores integrarem o Waze no Dashboard, colocando-o lado a lado com outros cartões informativos. Ainda não tivemos a oportunidade de experimentar esta funcionalidade, mas a imagem partilhada pelo site MacRumors dá-nos uma boa ideia de como se irá apresentar.
Vemos à esquerda a habitual barra de navegação do CarPlay, tendo depois o seu ecrã dividido em três cartões. À esquerda, está o cartão principal (e maior) com o mapa do Waze e as habituais informações de rota, distância, ETA e velocidade. No canto superior esquerdo, vemos um segundo cartão do Waze, onde está indicado o trajeto a seguir. Por fim, vemos um terceiro cartão com a aplicação de reprodução de música, onde poderás ver a música que está a tocar e utilizar controlos básicos.
Não sabemos ainda quais as aplicações que poderão ser conjugadas com o Waze, mas certamente que será também possível fazê-lo com o Spotify ou Apple Music.
O grande objetivo do Dashboard é eliminar a necessidade de saltitar entre aplicações durante a condução, mas parece que ainda terá um longo caminho pela frente. Com a sua atual disposição, parece pouco provável que permita interações mais avançadas com aplicações com o Spotify por exemplo.
Tal como acontece no Android Auto, apenas deverá permitir avançar e retroceder na playlist, continuando a ser necessário abrir a aplicação para conseguir navegar entre várias listas de reprodução e pesquisar músicas.
Considerando esta limitação, a abordagem do Android Auto continua a ser bastante mais prática, apresentando o Waze em todo o ecrã, tendo depois uma pequena widget integrada na zona inferior.
Editores 4gnews recomendam:
- Nova Apple TV chega a tempo do Natal
- watchOS 8: novo conceito traz funções incríveis ao Apple Watch
- Apple: novos iPhone 12 apresentam alguns problemas de bateria