Depois de quase 10 anos em desenvolvimento, o projeto do Apple Car acabou por ser cancelado, para a tristeza dos entusiastas da marca. Agora, uma nova informação revelou que o design do modelo talvez não fosse ser tão "cool" e desportivo quanto esperávamos.
O insight vem de Mark Gurman, da Bloomberg, conhecido por dar detalhes assertivos do universo Apple. De acordo com o jornalista, diferente do elegante e desportivo design de carros como os modelos Tesla e o Xiaomi SU7, o Apple Car iria ser uma espécie de carrinha futurística.
O Apple Car pareceria com o Canoo Lifestyle Vehicle

No seu mais recente boletim Power On, Gurman revelou que a década de investimentos no Apple Car estava a ir para um modelo que iria surpreender no mercado de veículos elétricos (VEs). A surpresa, contudo, não seria por um design extremamente inovador.
Segundo o jornalista, os executivos da Apple imaginaram o Apple Car com um design que assemelhava-se a uma versão moderna do famoso micro-autocarro da Volkswagen de 1950, a clássica Pão de Forma. Uma segunda versão do modelo até teria sido comparada ao protótipo do Volkswagen ID Buzz, apresentado pela montadora em 2017.

Mais tarde, Gurman detalha, uma terceira versão do design trouxe algumas mudanças na parte frontal, mas manteve a ideia. Por volta de 2020, a quarta versão do design já aproximava-se mais do Canoo Lifestyle Vehicle.
Ainda de acordo com o relatório, este último modelo deu uma nova emoção ao projeto dentro da Apple, com o carro a contar com janelas com tonalidade ajustável, teto solar em vidro e autonomia de nível 5. Mas as coisas mudaram.
Como o Apple Car era logo antes do seu cancelamento?
Ainda a seguir o padrão de "carrinha futurística", o último design do Apple Car também incluiria portas de asa de gaivota, semelhantes às do Tesla Model X, e pedais e volante no meio do projeto. A maior mudança teria sido a autonomia, agora de nível 2.
Embora as linhas de carrinha dessem um estilo que brincava com a nostalgia, o design interno parecia ter ficado com a parte mais futurística. Conforme Gurman detalhou, o carro combinava aspetos tanto de uma limusina tradicional quanto de um jato particular, o que daria aos passageiros a impressão de estarem em uma “bolha contornada”.
Uma TV gigante para a exibição de vídeos e a realização de chamadas via FaceTime, ecrãs suspensos no teto para acessar os controlos e até um sistema especial de ar condicionado nas laterais teriam sido desenvolvidos.
Infelizmente, o projeto não resistiu aos desafios tecnológicos e económicos do setor automóvel. Os fãs da marca ficam na expectativa para que um dia os 10 anos de pesquisa voltem a ser aproveitados.