Apple Car: negociações com a Hyundai estão suspensas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos mais arrojados projetos com o selo Apple será o seu primeiro carro elétrico. Aquele que tem sido apelidado como Apple Car foi tema frequente nos últimos dias, porém, as coisas poderão não estar tão bem encaminhadas como se fazia parecer.

De acordo com um novo relatório da Bloomberg, as negociações entre a Apple e a Hyundai / Kia foram suspensas. A origem desta decisão não é conhecida, contudo, é referido que a Apple estará já a procurar alternativas.

Relações entre Apple e Hyundai atravessam uma fase difícil

Embora a Apple tenha recusado comentar o assunto, sabe-se que as suas relações com a Hyundai não estão na melhor fase. Tudo terá começado em janeiro, quando a construtora automóvel admitiu a sua colaboração com a empresa dirigida por Tim Cook.

Essa revelação caiu mal no seio da estrutura da Apple e desde então que as relações com a Hyundai azedaram. Não se sabe concretamente o que terá motivado a suspensão das conversações entre ambas as empresas, mas esta é uma das possibilidades.

Outra hipótese levantada pela Bloomberg, citando fontes próximas do tema, será a disputa no seio do grupo Hyundai. Este ainda não decidiu se será a Hyundai ou a Kia a desenvolver o Apple Car, algo que não terá sido bem aceite pela empresa de Cupertino.

A Kia surge como melhor posicionada para construir o carro autónomo da Apple em razão de possuir uma linha de produção instalada nos EUA. Este fator poderá ser decisivo, atendendo ao desejo da Apple em construir o seu veículo totalmente no seu país.

A fonte alimenta as dúvidas sobre um reatar das negociações entre a Apple e o grupo Hyundai. Um reconciliar entre as partes não está garantido nem afastado, por isso é compreensível que a Apple esteja já a equacionar algumas alternativas.

Apple Car ainda está longe das estradas

A indústria mostra-se relutante relativamente à aposta da Apple no setor automóvel. Muitos questionam o compromisso da empresa neste projeto, ao passo que outros debatem-se sobre a necessidade de um parceiro para que o Apple Car seja bem sucedido.

Certo é que os frutos do denominado Project Titan não deverão ser visíveis dentro de, pelo menos, quatro anos. Algumas fontes apontam para um lançamento apenas em 2025, pese embora o destaque o tema mereça atualmente.

As características deste carro são ainda mera especulação, embora haja já quem se aventure nestes meandros. Os últimos rumores apontam para um veículo com uma autonomia de 483 km, potenciada pela plataforma E-GMP da Hyundai.

Esta base de desenvolvimento oferecerá ao Apple Car a potência necessária para ir dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos e uma velocidade máxima de 257 km/h. Características que farão deste veículo um direto concorrente ao popular Model 3 da Tesla.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple Car: do 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos e 80% de carga em 18 minutos
  • Apple Car deve ser 100% autónomo, fabricado em parceria com a KIA
  • iPhone 12: previsões de vendas em 2021 são animadores para a Apple
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.