Apple: Será este o maior bug de segurança que o iPhone já teve?

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple gaba-se que o seu iOS tem a maior segurança dos sistemas operativos disponíveis. O iOS está presente no iPhone, iPad ou até iPod da marca. Ou seja, é um sistema de extrema relevância para a empresa de Cupertino.

Contudo, não é um sistema perfeito. Por muitas vezes ouvimos de um bug de sistema que acabou por deixar as informações dos utilizadores inseguras. É normal que tal aconteça, existe o mesmo problema em Windows ou até em Android. Digamos também que as resoluções destes problemas são também rápidas.

Vê ainda: iPad Mini 5 está qui à porta! E não virá sozinho!

Mas o nosso colega e amigo Nuno Agonia, conhecido Youtuber português, expôs uma situação que lhe deixou deveras preocupado. O título "ISTO FOI O LIMITE, iPhone (ROUBO de IDENTIDADE)" é um pouco puxado mas não é mentira.

Nuno Agonia expõe um possível bug de segurança do Apple iOS do iPhone

Nuno deparou-se com acesso a contas do Facebook (ou até das Finanças) dos seus contactos sem razão aparente.

Ainda que Nuno Agonia tivesse exposto o caso, nem ele sabe ao certo o que se está a passar. De acordo com as suas informações, ficou admirado ao ver a conta dos seus contactos no seu iPhone. Ou seja, com este acesso, Nuno conseguia facilmente aceder a algumas contas do Facebook que não as suas e até à conta das Finanças do seu amigo Filipe.

Porém, a história não fica por aqui. Filipe foi também chamado "ao palco" para explicar a sua situação e, segundo ele, não introduziu nenhum destes dados em qualquer computador ou smartphone do Nuno Agonia. Ou seja, está aqui um quebra-cabeças que, segundo o Filipe, nem a Apple conseguiu explicar.

Existem várias possíveis explicações para este 'bug de segurança' mas todas com um "se". Ou seja, nada garante que isto não seja mesmo um bug no sistema da Apple.

Ou seja, os amigos a quem Nuno Agonia tem acesso, podem (em alguma altura da sua vida) terem feito o Login numa das máquinas do Nuno em que a sua conta estava registada. Podem também ter feito esse acesso e Login através da sua rede Wi-Fi que registou o User e Password (algo pouco habitual mas possível).

Em suma, até o Nuno Agonia pede uma explicação para a situação. Veremos até que ponto é que teremos mais informações sobre esta questão.

Editores 4gnews recomendam:

Huawei P30: Detalhes sobre a câmara fotográfica relevados

Google Pixel 3 é o melhor Android com uma só lente para a DxOMark

Xiaomi prepara-se para entrar (mais uma vez) no livro do Guiness

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.