Apple é acusada de bloquear os próprios carregadores

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple não é estranha a envolvimento em polémicas. A empresa de Cupertino admitiu o ano passado tornar os iPhone mais lentos para motivar compras de novos.

Contudo, uma das acusações mais recentes pode deixar a empresa ainda mais mal vista. Uma cidadão na Califórnia acusou a Apple de tornar os próprios carregadores obsoletos.

Monica Emerson está a processar a Apple neste momento. Emerson acusa a empresa de lançar actualizações do iOS programadas para rejeitar carregadores.

Estará a Apple a obrigar-te a comprar carregadores novos sem razão?

Emerson afirma que em Setembro de 2016 fez a compra do iPhone 7, o iPhone mais recente na altura. A californiana utilizou o carregador incluído na caixa sem qualquer problema até Outubro de 2017. A partir dessa data Emerson afirma que começou a receber avisos de "este acessório pode não ser suportado".

Todavia, este alerta de facto existe no iOS de forma legítima. Normalmente é utilizado para proteger os aparelhos Apple de carregadores de marca branca ou terceiros. A questão é se Emerson utilizou mesmo um carregador oficial.

A verdade é que existem queixas de utilizadores há vários anos sobre a mesma situação. O sistema de protecção dos dispositivos muitas vezes acusa falsos positivos. Sobretudo, o aviso pode aparecer por várias razões, até mesmo por sujidade nos pins do cabo.

Em conclusão, embora a Apple seja conhecida pelas suas práticas por vezes pouco éticas, temos de reconhecer o que se passa. Existe aqui algum exagero por parte de Emerson que provavelmente está a tentar "ordenhar" a situação a seu favor.

A cidadã americana podia perfeitamente ter apresentado uma reclamação ou pedir satisfações ao serviço pós-venda Apple. Mas escolheu processar uma empresa inteira por causa de um cabo.

Editores 4gnews recomendam:

Norueguês tem a sua vida salva…por um Apple Watch!

Android Q com ‘Dark Mode’ deixa-nos a sonhar cada vez mais

CEO admite o que todos já sabiam, o YouTube Rewind 2018 foi um fiasco

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.