Apple: atualização para macOS Big Sur pode causar danos irreparáveis!

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 1 min.

Foi já em novembro do ano passado que o macOS Big Sur foi disponibilizado a todos os utilizadores e desde então a Apple tem procurado corrigir problemas através do lançamento de várias atualizações. Foi agora reportado que o Big Sur tem um problema grave que pode resultar na perda de dados caso se atualize um Mac para a versão mais recente do software.

O website Mr Macintosh avança que este problema ocorre no caso de não existir espaço suficiente em disco para a instalação ser bem sucedida.

Atualização para macOS Big Sur pode provocar perda de dados

Depois de encontrar espalhados pela internet diversos relatos de pessoas com perda de dados depois da atualização, o meio descobriu que o cliente do macOS Big Sur não está a verificar adequadamente a quantidade de espaço disponível em disco.

No mesmo momento em que o utilizador dá início ao processo de atualização o computador "congela" e deixa de responder aos comandos. Este facto pode conduzir à corrupção permanente de dados.

A Apple indica que atualizar um Mac pela primeira vez para o Big Sur exige um mínimo de 35.5 GB disponíveis em disco, sem contar com os 13 GB do instalador.

Cópia de segurança permite apagar o disco e reinstalar o macOS

Caso o teu Mac não tenha este espaço, o macOS vai tentar proceder na mesma à instalação. Segundo os relatos, tudo corre bem até aparecer uma mensagem no final da instalação: "Ocorreu um erro na preparação da atualização de software."

Caso este erro apareça, o computador Mac deixará de conseguir iniciar. Se tiveres uma cópia de segurança podes apagar o disco e reinstalar o macOS e mas se não tiveres será muito difícil conseguires recuperar os teus dados.

O problema parece não afetar as atualizações OTA do macOS 11.1 para o macOS 11.2. A Apple ainda não comentou a situação mas espera-se solução para breve tendo em conta a gravidade da situação.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iMac com M1 pode não chegar tão cedo quanto esperado
  • Apple: MacBook Pro 2021 pode adotar característica do iPhone 12
  • Intel i7-1185G7 é 30% superior ao M1 da Apple! Mas será mesmo assim?
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.