Apple: atualização iOS 15.4 está a afetar autonomia de bateria do iPhone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple está a disponibilizar a atualização iOS 15.4,que conta com algumas novidades, para todos os modelos de iPhone elegíveis.

Mas de acordo com alguns relatos de utilizadores, a instalação do firmware está a afetar a bateria, diminuindo a sua autonomia.

Atualização iOS 15.4 traz novas funcionalidade e redução de autonomia

Desde há alguns dias que a Apple está a disponibilizar a atualização iOS 15.4 para todos os modelos de iPhone compatíveis. Com esta atualização, os utilizadores ganham mais funcionalidades como 37 novos emojis, melhor compatibilidade com controlador DualSense, além de a partir de agora puderem instalar atualizações com dados móveis.

Destaque ainda para o facto de com esta atualização, o Face ID da Apple fazer o reconhecimento facial ara desbloqueio do terminal, ainda que o utilizador tenha o rosto parcialmente tapado por uma máscara.

Mas alguns utilizadores relataram na rede social Twitter que a atualização traz consigo um ponto menos positivo. De acordo com os relatos a atualização iOs 15.4 está a afetar a bateria dos modelos, diminuindo a sua autonomia.

Um dos relatos dava conta de que o utilizador tinha perdido 80% de bateria, usando apenas as aplicações Safari, YouTube, Instagram e Uber. Outro utilizador contava que o seu iPhone travava o carregamento nos 95 ou 97% de bateria e depois de desligado já registava bateria totalmente carregada, mas que esta desaparecia muito rapidamente.

Atualização de iOS costuma afetar autonomia, mas habitualmente é um problema temporário

Alguns especialistas avançam que a rápida drenagem da bateria pode ficar a dever-se à ativação da taxa de atualização de 120 Hz no ecrã, no caso do iPhone 13 Pro. Anteriormente, aplicações como Twitter ou Instagram, estavam limitados a 60 Hz, o que consome muito menos energia.

Mas parece que também os utilizadores do iPhone 11 e iPhone 12 estão com o mesmo problema e aqui não se coloca a questão da taxa de atualização de 120 Hz, por não estar disponível.

Por outro lado, é comum que uma atualização do iOS afete a autonomia dos terminais da Apple, uma vez que ativa várias tarefas em segundo plano, como a calibração da bateria. Mas passados alguns dias, habitualmente a situação normaliza e a bateria retoma o seu "ritmo". Acrescente-se ainda que, por tradição, a Apple é também bastante célere a lançar patches que resolvem as falhas.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone SE (2022) já está disponível em Portugal: preço e versões
  • Ranking DxOMark tem novo smartphone campeão de fotografia
  • Xiaomi Redmi Book Pro 15 2022 chega para conquistar segmento de topo dos portáteis
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt