Apple apresenta oficialmente o iPadOS 15. A revitalização que o iPad necessitava

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Numa conferência dominada pelo software, não poderiam faltar novidades para o segmento de tablets da Apple. O iPadOS 15 está finalmente apresentado e está na hora de conhecer as suas novidades.

A nova versão deste sistema operativo tornará o iPad numa máquina mais capaz para tarefas mais exigentes. Para tal contribuirá, e muito, o sistema de multitasking que a Apple implementou, mas há mais para conhecer.

iPad recebe finalmente um verdadeiro sistema de multitasking

O iPad Pro sempre foi publicitado pela Apple como um substituto para o teu computador. Por mais potente que seja o seu hardware, algumas tarefas simplesmente ficavam aquém do que é possível fazer num portátil.

Um dos casos mais flagrantes é o multitasking ou multi-tarefa. Agora sim, é possível usar várias aplicações em simultâneo do iPad de forma cómoda e eficiente, com novos ícones que facilitarão a definição de um ecrã dividido.

Para facilitar o uso de várias tarefas em simultâneo, a Apple lançou a "prateleira". Esta surgirá no fundo do ecrã do iPad sempre que mais do que uma aplicação esteja em funcionamento.

Na "prateleira" encontrarás as últimas aplicações abertas, facilitando a transição entre elas. Facilmente poderás trazer para a interface principal uma app usada anteriormente, sem teres de regressar ao painel principal do iPad.

Mais liberdade para implementar os widgets

Os widgets já marcam presença no iPadOS há algum tempo, porém, sempre tiveram as suas limitações. Com o iPadOS 15, os entraves foram removidos e os utilizadores passaram a ter mais liberdade.

Agora poderá colocar widgets das tuas apps preferidas em qualquer área de trabalho do teu iPad. Desaparece assim a estranha limitação para a implementação destes atalhos na barra lateral do teu iPad.

Tal como foi demonstrado, poderás colocar os teus widgets preferidos em diferentes "páginas", podendo criar páginas contextuais. Existe agora uma maior coerência entre a filosofia dos widgets no iPhone e no iPad.

Algo que também transita do iPhone para o iPad é a biblioteca de aplicações. Tal como nos smartphones da Apple, assim poderás aglomerar as aplicações menos usadas na extremidade da interface do iPadOS, libertando espaço para o que realmente importa.

iMessage e Facetime também herdam as novidades do iOS 15

Além de tudo aquilo que referimos acima, o iPadOS 15 herda muitas das novidades introduzidas para o iOS 15. Aqui poderás ver em detalhe aquilo que a Apple apresentou para um dos seus mais importantes sistemas operativos.

Com efeito, todas as novidades introduzidas para as plataformas de comunicação da Apple chegam também ao iPadOS. Significa que poderás partilhar facilmente ficheiros pelo iMessage ou isolar a tua voz durante uma chamada de vídeo.

O lançamento oficial do iPadOS 15 acontecerá mais para o final do ano. Como de costume, em breve ficaremos a saber mais sobre o timing de lançamento deste sistema operativo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple apresenta o iOS 15: Conhece as novidades
  • iPhone: estas são as apps que recolhem mais dados sobre ti no iOS
  • Apple paga milhões a estudante após fotos íntimas caírem na net
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.