Apple anuncia o iPad Air com músculo de iPad Pro!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple anunciou hoje a chegada de um novo iPad Air que vai certamente surpreender muitos dos fãs da marca, apresentando um design bastante diferente do seu antecessor, chegando-se bem mais perto das linhas do popular iPad Pro. Curiosamente, não será apenas no design que estes dois modelos irão apresentar algumas semelhanças.

Um dos grandes destaques neste novo iPad Air é a presença de margens extremamente reduzidas, eliminando as controversas margens verticais presentes no modelo do ano passado. Pela primeira vez, a Apple decidiu remover o tradicional Touch ID circular, reposicionado o sensor biométrico para o topo do tablet.

No que respeita ao seu preço, ficará disponível em Portugal a partir de €679 para a versão Wi-Fi e €819 para a versão com suporte para redes móveis.

Apple iPad Air é uma ferramenta fantástica para produtividade e muito mais

Durante a apresentação do novo tablet, grande parte das novas capacidades e funcionalidades foram focadas no nível de performance garantido aos utilizadores. Assim, este parece apresentar-se como uma alternativa perfeita para utilizadores que olham para o iPad Pro mas têm orçamento mais apertado.

Para garantir um nível de performance único, o novo iPad Air vai estrear o processador A14 Bionic fabricado com litografia de 5nm. De acordo com a marca, este processador vai garantir uma melhoria de performance na ordem dos 40% quando comparado com o modelo anterior. Além disso, também a qualidade do processador gráfico irá trazer grandes melhorias nas mais variadas tarefas.

Este é o processador mais avançado alguma vez desenvolvido pela Apple, que irá colocar à disposição dos programadores capacidades nunca antes vistas nos produtos da Apple. Durante o vídeo de apresentação, foram demonstrados alguns exemplos impressionantes de como este processador poderá ser crucial.

Obviamente, para se apresentar como uma verdadeira besta de produtividade, o novo Apple iPad Air chega com suporte para o já muito popular Apple Pencil. Tal como acontece no iPad Pro, o lápis poderá ser encaixado magneticamente ao tablet. Para completar todo o "pack produtividade", não podia deixar de estar presente a compatibilidade com o Magic Keyboard.

Outra grande novidade é a escolha o USB-C em detrimento da tradicional entrada lightning, permitindo o suporte para carregamento rápido a 20W.

Por fim, no que respeita às suas capacidades fotográficas, o Apple iPad Air chega com uma câmara traseira de 12 megapixels e uma câmara frontal de 7 megapixels.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple: iOS 14 chega a todos os equipamentos compatíveis amanhã
  • Apple Watch SE é oficial! Eis as novidades do smartwatch barato da Apple
  • Apple Watch Series 6 é oficial! Conhece as suas principais novidades
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.