Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Apple ainda não está pronta: Siri com IA é novamente adiada

Empresa adia funcionalidades avançadas que prometiam mudar a forma como usamos o iPhone.

Apple ainda não está pronta: Siri com IA é novamente adiada

A aguardada grande atualização de IA da Siri irá demorar um pouco mais do que o previsto. Conforme revelaram fontes ligadas à Apple ao jornalista Mark Gurman, a nova versão da assistente de voz integrada com recursos e capacidades de IA foi adiada mais uma vez.

Após o lançamento recente do iOS 26.3, a expectativa era de que a reformulação da Siri fosse apresentada na próxima versão do sistema operativo dos iPhones, o iOS 26.4, previsto já para o próximo mês. Com isto, as primeiras funcionalidades de IA da assistente de voz já poderiam ser vistas nas primeiras versões beta do iOS 26.4, que chegariam em fevereiro.

No entanto, de acordo com a reportagem da Bloomberg, o lançamento foi adiado e a nova versão da assistente deve chegar em maio ou ainda mais tarde, em setembro, quando o iOS 27 for disponibilizado.

Motivos do atraso e funcionalidades que devem ser adiadas

O motivo para este adiamento, segundo as fontes, estaria relacionado com problemas identificados pela Apple durante os testes do software. Gurman, que tem um histórico excecional de acertos nas suas revelações sobre a Apple, também cita que recursos que já estavam previstos para chegar aos dispositivos podem ser adiados para versões futuras.

Este adiamento incluiria a capacidade da Siri de realizar ações dentro de aplicações a partir de comandos de voz e de aceder a dados pessoais dos utilizadores. Estas funcionalidades lembram bastante as de outros assistentes virtuais de IA, permitindo pedir à Siri para “pesquisar mensagens de texto antigas para localizar um podcast partilhado por um amigo e reproduzi-lo automaticamente”, como exemplifica Gurman.

O futuro da IA na Apple

A espera pela Siri reformulada com IA tem sido longa. A primeira vez que ouvimos falar sobre a nova versão da assistente foi na WWDC 2024, quando a Apple apresentou o seu conjunto de recursos de “inteligência pessoal”, o Apple Intelligence.

Desde então, a Apple lançou grande parte dos recursos prometidos na apresentação, mas o grande upgrade da Siri foi adiado diversas vezes. A promessa inicial era de que a nova versão da assistente teria compreensão avançada de contexto, podendo interpretar melhor as falas dos utilizadores e interagir de forma mais natural, além de integração melhorada entre aplicações, podendo executar ações diretamente no dispositivo e visualizar informações no ecrã.

Além deste upgrade da Siri, Mark Gurman relatou no mês passado que a Apple estaria a trabalhar numa atualização ainda maior de IA, com um assistente de IA generativa que funcionaria de maneira semelhante a chatbots como ChatGPT, Gemini e Claude, podendo realizar tarefas mais complexas e utilizando um modelo de linguagem robusto. Este novo chatbot foi apelidado internamente como “Campos”.

Apple iPhone 16
Apple iPhone 16câmara com controle, chip A18, fotos macro, até 22h de autonomia
Stock Limitado
750,00 €Amazon
859,00 €-13%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.