Apple: adoção do iOS 15 atinge números impressionantes

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Quando olhamos para a quesito das atualizações, a Apple é quem dá o exemplo. Os números de adoção da mais recente versão do seu sistema operativo costumam ser impressionantes face ao universo Android e isso não é diferente com o iOS 15.

Com a revelação do iOS 16 a poucos dias de acontecer, ficamos a saber que quase 90% dos utilizadores já abraçou o iOS 15. Valores avançados pela entidade de análise de mercado Mixpanel.

iOS 15 já corre em quase 90% dos iPhones compatíveis

Em rigor, esta empresa de análise avança que 88,9% de todos os iPhones compatíveis com o iOS 15 já instalaram este sistema operativo. Estes são números impressionantes sobretudo se os compararmos com o seu principal concorrente, o Android.

Os valores representam um crescimento de 10% face aos valores registados à 10 semanas atrás. Isto significa que nas últimas semanas mais utilizadores iPhone renderam-se às novidades implementadas pelo iOS 15.

O crescimento na adoção do iOS 15 é ainda mais notório se recuarmos até ao início de 2022. Em janeiro deste ano, apenas 72% dos utilizadores Apple tinham instalado esta versão do iOS no seu iPhone.

Embora estes valores sejam impressionantes, o iOS 15 ainda não conseguiu bater os valores de adoção do seu antecessor. O iOS 14 continua a ser uma das versões mais populares deste sistema operativo, com uma taxa de adoção superior a 92% aquando da revelação do seu sucessor.

O leque de equipamentos compatíveis com o iOS 15 é bastante alargado, pois engloba iPhones dos últimos quatro anos. Com efeito, isto traduz-se em milhões de utilizadores a correr a mais recente versão do sistema operativo da Apple.

Já o iOS 16 será apresentado na próxima semana, no contexto da conferência anual WWDC da Apple. O anúncio será feito na próxima segunda-feira, 6 de junho.

Relativamente às novidades esperadas, Mark Gurman avança com novidades como um novo ecrã de bloqueio com papéis de parede com uma espécie de widgets para apresentar informações. Ademais, adianta com novidades nas notificações e novas funcionalidades de monitorização de saúde.

Editores 4gnews recomendam:

  • UE pode chegar a acordo para carregamento único USB-C e Apple terá de ceder
  • iPad vai ser mais Mac e menos iPhone com o iPadOS 16
  • Apple lidera este mercado em crescimento
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.