A Apple volta a estar no centro das atenções, mas não pelas melhores razões. De acordo com a Bloomberg, enfrentam um novo processo em tribunal, sendo acusada pela Masimo Corp. de terem roubado a tecnologia que permite ao Apple Watch realizar a monitorização de batimentos cardíacos e oxigénio no sangue.
A Masimo Corp. (e a sua subsidiária Cercacor Laboratories) afirma que foi abordada pela Apple, estando interessada em realizar uma parceria empresarial. No entanto, acabaram por avançar com a contratação de importantes funcionários, incluindo o atual Vice Presidente do departamento de saúde da Apple, Michael O'Reilly.
Alegadamente, estas contratações acabaram por conceder à Apple as armas que precisava para conseguir roubar os segredos das tecnologias patenteadas pela Masimo.
Tecnologia roubada permitiu resolver problemas de performance do Apple Watch
De acordo com a empresa, os grandes avanços tecnológicos apresentados pelo Apple Watch 4 e Watch 5, foram apenas possíveis graças à utilização das suas tecnologias. Foram as tecnologias de monitorização através de luz não-invasiva da Masimo e Cercacor que permitiram ultrapassar os problemas de performance do smartwatch da Apple.
A Masimo pretende impedir que a Apple continue a tirar proveito das suas invenções patenteadas, que estão a ser utilizadas no Apple Watch e Watch 5. Caso o tribunal considere que a Apple é realmente culpada neste caso, poderá fazer com que a venda dos seus smartwatches seja cessada por completo.
Além disso, certamente que irá ser obrigada a pagar uma multa multimilionária por danos causados à Masimo. No entanto, é importante realçar que não foram publicadas ainda informações que permitam "apontar o dedo" à Apple sem margem para dúvidas.
Esta não seria a primeira vez que uma das grandes fabricantes de smartphones é acusada de roubar "segredos" que se tornaram essenciais para o sucesso dos seus produtos.
Desde que foi lançado, o smartwatch da Apple foi a estrela principal em diversas notícias, ajudando a salvar a vida de inúmeros utilizadores. Existe agora uma forte possibilidade de que os "louros" deveriam ser atribuídos não só à Apple.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple Watch arranca 2020 a salvar mais uma vida!
- Apple procura as melhores fotos noturnas tiradas com um iPhone 11. Sabe como participar
- Samsung novamente acusada de copiar a Apple. Vê como