Apple acaba de matar o 3D Touch com o novo iOS 13

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O iOS 13 é o mais recente sistema operativo que foi revelado pela Apple na sua conferência WWDC (World Wide Developers Conference).

Como é habitual, ouvimos Tim Cook e companhia a dizer o quão mais rápido e inovador este novo sistema operativo é, contudo, algo que não foi mencionado, foi o facto da Apple estar a matar uma característica que lhes demorou mais de 5 anos a preparar.

3D Touch é uma funcionalidade pouco usada pelos utilizadores

Se perguntares a qualquer utilizador iPhone o que é o 3D Touch e quais as suas vantagens, este utilizador pode muito bem não ter ideia. A tecnologia sente a pressão que fazes com o dedo no ecrã e dá-nos um pop-up com mais possibilidades.

Por exemplo, se pressionares com mais força no ícone do Instagram terás mais possibilidades diretas sem teres de entrar na aplicação para as encontrar. O mesmo se dá nas notificações. Um pressionar mais forte no "x" de fechar a notificação vai-te dar a informação de limpar todas as notificações.

Contudo, esta funcionalidade não é das mais conhecidas e utilizadas pelos utilizadores Apple. A tecnologia é implementada em todos os iPhones desde o iPhone 6S (tirando o iPhone XR e SE) e pouca relevância teve no quotidiano das pessoas.

iOS 13 já não fala do 3D Touch

Certamente por isso é que a Apple começa a eliminar a funcionalidade do novo sistema operativo. As funcionalidades do 3D Touch continuarão, contudo, não será implementada a tecnologia no ecrã. Até porque essa tecnologia custa dinheiro. Em vez disso, a Apple vai implementar algo que fez no iPhone XR e, consequentemente, ganhou fala no Android. Ao pressionar mais tempo no ícone terás a possibilidade de ter essas funções.

Só saberemos se esta decisão é garantida ou não no lançamento dos próximos iPhones em setembro. O iPhone 11 deverá chegar acompanhado pelo iPhone 11 Max e pelo XR 2019. Se os modelos topo de gama (11 e 11 Max) já não tiverem a característica, temos a certeza que foi abolida pela Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps começa (finalmente) a mostrar velocidade em tempo real como no Waze
  • Apple explica o futuro do iTunes no próximo macOS Catalina
  • Apple apresenta o iOS 13! Dark Mode, teclado com nova funcionalidade e mais
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.