Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Apple A18 Pro VS Snapdragon 8 Elite: confronto de titãs

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Os smartphones premium de última geração são alimentados pelo A18 Pro, no caso do universo iOS, e pelo Snapdragon 8 Elite nos modelos Android. Ambos os processadores estão baseados no processo de fabrico de 3 nm, mas qual é o mais poderoso?

O site Gizmochina submeteu os dois chips aos testes de várias plataformas de benchmarking e agora partilhou os resultados. Quem sai vencedor neste confronto de titãs?

Plataforma Geekbench

Plataforma Geekbench
Crédito@Gizmochina

Os primeiros testes a que os dois processadores de topo foram submetidos foi na plataforma Geekbench.

Ainda que nos testes de núcleo único, os dois chips tenham tido uma pontuação semelhante – 3156 pontos para o Snapdragon 8 Elite e 3291 para o A18 Pro –, o mesmo não aconteceu nos testes multi-core.

Graças a uma pontuação de 9489 pontos, o chip Qualcomm mostrou-se 15% superior ao processador da Apple, cuja pontuação ficou-se pelos 8146 pontos. Aqui o vencedor é o Snapdragon 8 Elite.

Plataforma AnTuTu

A conhecida plataforma AnTuTu é bastante completo nos seus testes, avaliando a CPU, GPU, UX e memória do smartphone. Por essa razão, os testes AnTuTu são dos mais valorizados a nível global.

benchmark AnTuTu
Crédito@Gizmochina

Tal como podemos ver no gráfico apresentado, o Snapdragon 8 Elite ganha o confronto com uma margem significativa e bastante confortável para a Qualcomm. Na pontuação global, o chip premium Android obteve uma pontuação de 2.764.150 pontos enquanto o A18 Pro da Apple regista 1.756.810. Com uma diferença de mais de um milhão de pontos, a Qualcomm é a clara vencedora.

Considerando então os testes agora apresentados, o processador Snapdragon 8 Elite supera o A18 Pro. Ainda assim, o mais recente chip Apple não fica mal na fotografia e será a escolha acertada para todos os utilizadores que estejam já inseridos no ecossistema da empresa.

No caso dos utilizadores que estão indecisos, os testes indicam que se procuram o melhor desempenho do momento, têm então de esperar pela chegada dos novos smartphones premium alimentados pelo Snapdragon 8 Elite.

Para já, na Europa, ainda não há nenhum modelo disponível, mas em breve vão ser várias as opções para escolher. Por exemplo, neste teste foram usados os smartphones Realme GT 7 Pro, OnePlus 13 e Xiaomi 15 Pro.

Já para os adeptos Apple, os iPhone 16 Pro e 16 Pro Max foram os modelos aqui testados e estão disponíveis no nosso país por preços a começar nos 1249 €.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt