Apple a desenvolver dois smartphones dobráveis para competir com o Galaxy Flip

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Já muito foi falado sobre os projetos da Apple para o mercado de dispositivos dobráveis, com várias fontes a apontar que a empresa de Tim Cook iria optar por lançar um tablet dobrável ao invés de um smartphone.

Mas agora os sites The Information e Engadget estão a avançar que os planos da Apple para este segmento estão já em desenvolvimento e que vão ser dois smartphones dobráveis no formato concha que podem competir diretamente com o Galaxy Flip da Samsung.

Apple está a enfrentar desafios na construção de um modelo dobrável

render do iPhone dobrável
Imagem do iphone dobrável divulgada pelo site Phone Arena Crédito@PhoneArena

De acordo com os dois sites, o projeto está ainda na sua fase inicial de desenvolvimento, mas está já a apresentar alguns desafios aos engenheiros da Apple.

Segundo as informações divulgadas, o design pensado pela empresa de Tim Cook poderá afetar a longevidade do equipamento e os engenheiros da marca estão a debater-se para solucionar este problema.

Por outro lado, a espessura está também a levantar os seus desafios. Tudo porque, a ideia da Apple é que os seus modelos dobráveis não tenham uma espessura exagerada quando estão em modo fechado.

Mas as medidas elegantes influenciam diretamente componentes como a bateria e ecrã que podem ocupar mais espaço e exigir medidas mais generosas. Acrescente-se ainda a integração de mais recursos para tornar o modelo mais atraente para os utilizadores, o que provoca “dores de cabeça” adicionais à equipa de engenharia da marca.

iPhone dobrável nunca antes de 2026, primeiro talvez um iPad dobrável

Todos estes desafios em conjunto com o custo elevado de produção e de preço final de um smartphone dobrável, pode adiar o lançamento destes modelos concha só para o ano de 2026.

Data que é reforçada pela ausência de planos de produção em massa destes modelos durante ano ou até mesmo em 2025.

Antes destes smartphones dobráveis, podemos ver sim um iPad com ecrã flexível. Para a equipa de engenharia um tablet tem menos desafios relacionados com as suas medidas ou até mesmo com o seu tempo de vida útil.

No entanto, terá também o grande desafio do vinco no ecrã. Dizem os rumores que a ideia da Apple é que o ecrã quando desdobrado seja completamente plano, sem um vestígio sequer de qualquer impacto na junção dos ecrãs.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt