A validação de viagens com o telemóvel vai finalmente tornar-se uma realidade já a partir de janeiro. Com o lançamento do navegante® mobile, os passageiros passam a poder validar as suas viagens diretamente no telemóvel, através de um cartão totalmente digital.
Em setembro de 2025 começaram a ser feitos testes no sentido de perceber a sua viabilidade. Agora, a funcionalidade entra em funcionamento para o público em geral. A nova versão da app estará disponível tanto para iOS como para Android já nos próximos dias, explica a empresa em comunicado.
Esta adição tem como objetivo simplificar a vida a todos os que usam transportes públicos. Posto isto, deixa de ser necessário andar com o cartão físico e o processo de validação é mais rápido e prático.
Validação por telemóvel começa na Carris Metropolitana
Numa fase inicial, a validação de viagens estará disponível apenas na Carris Metropolitana. Este é, para já, o único operador com a infraestrutura tecnológica preparada para aceitar validações feitas através do telemóvel.
Assim sendo, quem utiliza exclusivamente este operador poderá validar viagens apenas com o smartphone. Já os passageiros que recorrem a mais do que um operador deverão continuar a utilizar o cartão físico. Está previsto que outros operadores sejam integrados de forma gradual ao longo do primeiro trimestre de 2026.
Esta novidade responde a uma antiga reivindicação dos utilizadores de transportes públicos. Com esta solução digital, basta ter o telemóvel para viajar, reduzindo esquecimentos, perdas de cartões e tempos de validação nas entradas dos veículos.
Trabalhadores com passe também incluídos
Também os trabalhadores que recebem o passe através de empresas navegante vão começar a beneficiar desta novidade. A app navegante Empresas entra agora numa fase de testes piloto, introduzindo um modelo ainda mais simples de utilização do passe.
Neste sistema, deixa de ser necessário efetuar carregamentos manuais. O passe funciona em regime pós pago e fica automaticamente ativo no cartão digital, graças a uma autorização concedida pela entidade empregadora. Para o trabalhador, todo o processo é automático e transparente.
Nesta fase inicial, duas empresas vão testar o navegante mobile com os seus colaboradores, que poderão validar viagens com o telemóvel na Carris Metropolitana.
