App de localização de familiares esteve desprotegida durante semanas

Bruno Coelho

O nome da aplicação é Family Locator. Aparentemente, esta partilhou localizações, em tempo real, de mais de 238 mil utilizadores durante semanas. Tal aconteceu porque o desenvolver deixou o servidor exposto sem uma password, expondo assim milhares de famílias.

Esta aplicação permite saber, em tempo real, onde alguém da nossa família se encontra naquele momento. Obviamente que pode ser usada por razões menos respeitáveis, mas a verdade é que pode ser uma ferramenta importante para que muitos pais possam saber onde os filhos estão.

localização app smartphone

Além disso, esta também envia notificações consoante a localização do familiar mude. Por exemplo, se deixar o trabalho ou a escola. Contudo, essa base de dados ficou desprotegida. E nessas condições, ficou acessível a quem tivesse a destreza de saber como a procurar.

Family Locator ajuda famílias a tomar conta dos filhos à distância

Cada conta contém um nome de utilizador, email, foto de perfil e as suas passwords. Além disso, cada conta regista a própria e a localização de outros membros da família em tempo real. Além disso, é possível colocar as coordenadas referentes a localizações definidas como ‘casa’ ou ‘trabalho’, por exemplo.

family locator app

O site TechCrunch não conseguiu obter explicações de ninguém. Tentou contactar os desenvolvedores (React Apps), mas os dados continuaram online. Embora o site ainda não tenha obtido resposta dos desenvolvedores, certo é que é que só com a entrada da Microsoft em cena os dados parecem ter ficado a salvo.

Este tipo de problema mostra o quão importantes são os dados, principalmente quando se fala numa aplicação deste género. Até porque não se sabe durante quanto tempo os dados estiveram expostos. Este tipo de notícia deixa qualquer um que utilize este tipo de App alarmado.

Editores 4gnews recomendam:

Via | Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.