App de localização de familiares esteve desprotegida durante semanas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O nome da aplicação é Family Locator. Aparentemente, esta partilhou localizações, em tempo real, de mais de 238 mil utilizadores durante semanas. Tal aconteceu porque o desenvolver deixou o servidor exposto sem uma password, expondo assim milhares de famílias.

Esta aplicação permite saber, em tempo real, onde alguém da nossa família se encontra naquele momento. Obviamente que pode ser usada por razões menos respeitáveis, mas a verdade é que pode ser uma ferramenta importante para que muitos pais possam saber onde os filhos estão.

Além disso, esta também envia notificações consoante a localização do familiar mude. Por exemplo, se deixar o trabalho ou a escola. Contudo, essa base de dados ficou desprotegida. E nessas condições, ficou acessível a quem tivesse a destreza de saber como a procurar.

Family Locator ajuda famílias a tomar conta dos filhos à distância

Cada conta contém um nome de utilizador, email, foto de perfil e as suas passwords. Além disso, cada conta regista a própria e a localização de outros membros da família em tempo real. Além disso, é possível colocar as coordenadas referentes a localizações definidas como ‘casa’ ou ‘trabalho’, por exemplo.

O site TechCrunch não conseguiu obter explicações de ninguém. Tentou contactar os desenvolvedores (React Apps), mas os dados continuaram online. Embora o site ainda não tenha obtido resposta dos desenvolvedores, certo é que é que só com a entrada da Microsoft em cena os dados parecem ter ficado a salvo.

Este tipo de problema mostra o quão importantes são os dados, principalmente quando se fala numa aplicação deste género. Até porque não se sabe durante quanto tempo os dados estiveram expostos. Este tipo de notícia deixa qualquer um que utilize este tipo de App alarmado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Opinião. Por que está a Apple sempre atrasada ultimamente?
  • Este é o Microsoft Edge baseado em Chromium!
  • Opinião. A Xiaomi não tem concorrência no mercado das massas

Fonte

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.