App Autenticação.GOV causa problemas na instalação do Windows 11

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A escassos dias do início da distribuição oficial do Windows 11 da Microsoft - 5 de outubro - surge agora um entrave para este sistema operativo. Para quem quer conhecer e usar desde logo as novidades deste OS terá que repensar o uso da app Autenticação.Gov.

As novidades para os utilizadores serão muitas e a antecipação faz-se sentir. Infelizmente, para alguns espera pode ser prolongada caso dependam do uso desta aplicação de autenticação fornecida pelo Governo de Portugal devido a incompatibilidades no software.

A distribuição do sistema operativo Wndows 11 tem início a 5 de outubro

Windows 11 Autenticação.GOV
O Windows 11 é a mais recente versão do sistema operativo da Microsoft

Após meses de teste e preparação, tudo apontava no sentido de completude e de ma distribuição tranquila da nova versão. No entanto, para os utilizadores Windows em Portugal, que também usem a aplicação Autenticação.GOV, há más notícias.

Segundo consta, o novo bug que obsta à instalação do Windows 11 só afeta utilizadores portugueses. A culpa? Bom, aparenta residir na app de autenticação distribuída pelo Estado português, tendo assim apanhado a Microsoft de surpresa.

Note-se também que o problema tem vindo a ser reportado por alguns utilizadores através da Microsoft Comunity. Aí, no fórum de apoio oficial, são já vários os relatos de utilizadores portugueses. A frustração é notória nos testemunhos aí partilhados.

Teremos que esperar até que a Microsoft resolva este erro

CONFIRMED: the PT Citizen Card app is the culprit!! The app is open source, so I will raise a ticket on their repo, but I don't expect them to fix this anytime soon as Win11 is an unsupported OS right now... https://t.co/QseKdjyeAS https://t.co/aGzTj7bRTw

— Pedro Lamas (@pedrolamas) 2 de agosto de 2021

Ainda que o caso já tenha sido detetado no início do mês de agosto pelos utilizadores que estavam a testar a versão Insider - versão de testes - o erro continua presente. Infelizmente, o caso não foi corrigido até à data de redação deste artigo e arrisca-se a macular o lançamento do WIndows 11 em Portugal a 5 de outubro.

Note-se que o problema reside num erro de sintaxe. Mais concretamente, no uso da letra acentuada "ó" em "Chave Móvel Digital Key Storage Provider". Ora, mesmo nome é empregue pelo instalador da app no registo de chaves de segurança do Windows.

Esta redundância técnica é, aparentemente, o suficiente para causar um erro fatal no Windows 11. Portanto, quem quiser usar a app Autenticação.GOV aquando da distribuição do Windows 11, temos más notícias.

Erro na letra acentuada "ó" causa ecrã fatal no Windows 11

Por fim, infelizmente, até à data a Microsoft não apresentou uma solução para tal problema. Portanto, é provável que este se mantenha com a versão final do sistema operativo a ser distribuído em escassos dias.

Em síntese, caso precisem mesmo de usar esta aplicação o melhor será adiar a instalação do novo Windows 11 da Microsoft. Isto pelo menos até que a empresa confirme o suporte para a app em questão.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.